Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

CONIC RS realiza a Assembleia Eletiva on-line

28/07/2020

Assembleia do CONIC RS 2020_edited
diretoria CONICRS 2020-2021
1 | 1
Ampliar

 

Em julho (28), o CONIC RS realizou a sua Assembleia Eletiva. O momento foi proposto através da plataforma online, devido às exigências impostas pela pandemia do COVID 19, reunindo as delegações oficiais das Igrejas Membros: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), bem como de seus Membros fraternos: Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos do Rio Grande do Sul (CEBI RS), Movimento dos Focolares e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

Contou-se com a participação da Pra. Romi Bencke, secretária-geral do CONIC, que ao saudar a assembleia afirmou “a importância de ter o CONIC RS ativo, presente, considerando a história importante para a formação do próprio CONIC Nacional. E nesse momento, de uma exacerbação de uma cultura do ódio, fundamentalismo religioso, da incapacidade para o diálogo, a gente afirma a partir da nossa fé em Jesus Cristo, de que o diálogo é um mandato do Evangelho. Então a gente não pode se fechar ao diálogo e nem às culturas do encontro, como um gesto profético nos tempos que a gente vive.

Ainda, pontuou o planejamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica em 2021, como a articulação junto ao Fórum Ecumênico ACT Aliança (FE ACT), ao apoio à Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) frente a denúncia/acusação do Governo Brasileiro, de Genocídio, ao Tribunal Penal Internacional, em Haia.

A presidente, Edoarda S. Scherer, explanou o relatório das atividades, com destaque a experiências significativas no biênio de 2018-2019, como: a representação do CONIC RS no Conselho Municipal de Saúde de Lajeado, RS, iniciativa partilhada pelo representante local, Afonso Wenneker Roveda, e, o Fórum Inter-religioso e Ecumênico em defesa da Democracia, Diversidade e Direitos, experiência relatada pela Pastora Cibele Kuss e pelo Bispo Humberto Maiztegui Gonçalves.

A nova diretoria foi eleita, a partir das indicações apresentadas pelas entidades, aprovadas em unanimidade, ficando assim composta: presidente, P. Adelcio Kronbauer (IECLB); com a Vice-Presidência, Bispo Humberto Maiztegui Gonçalves (IEAB); na Tesouraria Pra. Cibele Kuss (FLD) e pelos Membros Fraterno representados por: Adelaide Klein (CEBI RS) e Helena Biasi (Movimento dos Focolares). Por parte da Igreja Católica, haverá a confirmação do nome à atribuição do cargo de secretário.

Ficou proposta uma celebração ecumênica, após o período de isolamento social, momento em que se possa celebrar a constituição da nova diretoria.

Com destaque e reconhecimentos das conquistas e desafios partilhados à antiga gestão, a nova composição da diretoria assume como prioridades: novas possibilidades de inclusão e acolhida de membros fraternos, como o Grupo Ecumênico de Rio Grande, contato com a experiência e articulação ecumênica em Santo Ângelo, que já tem parcerias com o CEBI e a preparação local para a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 que trata como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).

Redação/contribuições: Edoarda S. Scherer


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br