Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Luteranos e católicos irão compartilhar templo em Palmitos-SC

10/07/2019


A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Palmitos-SC, e a Comunidade Católica de Barra Grande, também da cidade, celebraram um acordo que permitirá a ambas utilizarem o mesmo templo – pertencente à Igreja Luterana (IECLB).

O atual templo Católico necessitava de muitas reformas. Talvez, até seria necessária uma nova construção. Por outro lado, o templo evangélico luterano é novo. Em diálogo entre as comunidades se aventou a possibilidade de uso do mesmo espaço. Aprovado pelos luteranos, os irmãos católicos passaram a celebrar ali, sem a necessidade de investir alta soma de dinheiro no antigo espaço.

No último dia 10 de julho, com a presença do pastor Marcos Sander, pastora Neida Altevog Sander e do 1° Vice-Presidente da IECLB, pastor Odair Braun, foi assinado o acordo. As comunidades conversaram a respeito dos símbolos, sobre a disposição do altar, a organização para zelar pelo patrimônio, bem como foram criadas as regras para uma boa convivência e utilização do espaço litúrgico.

Um bom tempo antes, ambas as comunidades passaram a celebrar suas atividades na igreja evangélica luterana. O curioso é que os cultos e missas passaram a ter maior frequência, conforme relatam as lideranças locais. Agora, quando tem missa, os evangélicos participam. De igual modo, quando tem culto, os católicos também se integram. Todavia, há uma clareza quanto à confessionalidade das partes.

Na área de abrangência da Paróquia Evangélica de Palmitos há mais dois locais de uso partilhado entre as Igrejas. Um no Bairro Santa Terezinha e outro na Linha Santa Terezinha.

Como dizia santo Agostinho, “Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade”.

Fonte:CONIC
Foto: Reprodução


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br