Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Primeira reunião bilateral católico-luterana faz aniversário

04/03/2020

 

O movimento ecumênico representa um dos mais notáveis empreendimentos do século XX. Ao superar animosidades históricas entre os diversos ramos do cristianismo, o ecumenismo abriu caminhos para o diálogo e a cooperação com vistas ao testemunho do Evangelho no mundo e na sociedade.

O ingresso mais decisivo e afirmativo da Igreja Católica Romana neste terreno aconteceu a partir dos impulsos o Concílio Vaticano II (1962-1965). Para dar força a estes novos ventos não podem ser ignoradas as experiências de aproximação, anteriores ao concílio.

No Brasil os diálogos entre católicos e luteranos iniciaram no dia 8 de março de 1957 na cidade de São Leopoldo/RS. Esta reunião deu-se no gabinete do Diretor do Colégio Sinodal, P. Rudolfo Saenger. Além dele, participaram os pastores Bertholdo Weber, Heinrich Tappenbeck, Heinrich Hoehn e os padres Paulo Olejak e Frederico Laufer. Nos anos que se seguiram, as duas denominações cristãs se ocuparam com diversos temas teológicos e participação em eventos de caráter ecumênico em nível acadêmico, eclesiástico e comunitário.

Os encontros serviram de base para a constituição da primeira Comissão Mista Católico-Luterana em 1974 da qual participaram os padres Jesus Hortal, S. J. e Sinésio Bohn e os pastores Bertholdo Weber e Walter Altmann.

Para ler mais sobre os primórdios deste movimento, veja o artigo do  Pe. Frederico Laufer – Relações Ecumênicas entre Católicos e Luteranos – publicado no livro “Presença Luterana 1970” (p. 123-128), cuja edição digital está disponível. Clique aqui.


Além disso, existem dois artigos que se referem ao assunto:

25 Anos de Diálogo Católico-Luterano no Brasil - Pe. Jesús Hortal, S. J.

A Comissão Mista Nacional Católico-Luterana - Pastor Bertholdo Weber


Para ver Documentos do Diálogo Católico-Luterano, clique aqui.


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br