Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Segundo workshop virtual Vale do Itajaí-Nordfriesland reflete tema do ano

26/05/2021

Vale do Itajaí - Nordfriesland 1
Vale do Itajaí - Nordfriesland 2
Vale do Itajaí - Nordfriesland 3
Vale do Itajaí - Nordfriesland 4
Vale do Itajaí - Nordfriesland 5
Vale do Itajaí - Nordfriesland 6
Vale do Itajaí - Nordfriesland 7
1 | 1
Ampliar

Uma segunda rodada virtual de interação entre os sínodos Vale do Itajaí e Nordfriesland, pertencente à Igreja do Norte da Alemanha, aconteceu na tarde do dia 26 de maio. Desta vez, o Brasil ficou responsável em apresentar a temática e conduzir o encontro. O coordenador do Núcleo de Produção e Assessoria da IECLB, o pastor Dr. Paulo Butzke, falou sobre o Tema do Ano: “Viver o batismo: dons a serviço”

Segundo ele, o batismo é um ato de amor incondicional de Deus oferecendo perdão e salvação. Com isso Deus chama as pessoas para fazer parte do seu povo. Da mesma forma, batismo é o chamado para que as pessoas se coloquem à serviço de Deus e do próximo com os dons presenteados pessoal e graciosamente a cada um e uma. Existe uma multiplicidade e diversidade de dons que, pelo sacerdócio geral, se espera que sejam instrumentos de Deus na construção da obra dele no mundo.

O participantes dividiram-se em quatro grupos e, a partir da explanação do pastor Paulo e a reflexão do pastor sinodal Guilherme Lieven, debateram sobre a atual situação em que se encontra o planeta, dando ênfase para a justiça ambiental, relações políticas, violência e diaconia. Esta atividade resultou em uma grande oração de intercessão, formulada tanto em português quanto em alemão.

O primeiro workshop aconteceu no dia 29 de abril. A proposta surgiu em virtude do adiamento da visita de Nordfriesland que deveria acontecer neste ano. Segundo o coordenador da parceria, P. Sigfrid Baade, essa foi uma forma de manter o intercâmbio em contato, compartilhando temáticas importantes para ambas as igrejas. A próxima atividade acontecerá no dia 26 de setembro, quando será organizado o culto da parceria, celebrado em Nordfriesland e em Balneário Camboriú/SC.
 


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Área: Ecumene
ID: 62945

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br