Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Solidariedade com a IECLB contra o discurso de ódio

Secretário Geral da Federação Luterana Mundial envia mensagem de apoio à liderança da IECLB por causa da escalada de violentos ataques verbais

21/07/2021


A Federação Luterana Mundial (FLM) se solidariza com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que tem experimentado uma escalada de ataques verbais “perigosos” contra seus líderes, bem como contra algumas de suas instituições de educação teológica e de diaconia. Em uma carta à Presidente da IECLB, Pastora Silvia Genz, o Secretário Geral da FLM Pastor Dr. Martin Junge, adverte que “permitir o discurso de ódio, como a história nos ensina, significa abrir a porta para a violência”.

Em sua mensagem à Igreja brasileira, o líder da FLM expressa preocupação com “o nível de violência verbal e de ódio” que tem caracterizado os ataques nas últimas semanas. Ele observa que “esse fenômeno não pode ser dissociado dos lamentáveis processos de fragmentação, polarização e antagonismos” que se espalham pela sociedade brasileira e globalmente.

Oramos para que a unidade prevaleça

Esses ataques são perigosos, continua Junge, porque onde o discurso de ódio se enraíza, onde o debate [...] é sufocado por ataques intimidadores que minam as pessoas e sua dignidade, a violência sempre acaba sendo imposta. Como uma comunhão luterana global, diz ele, oramos pela IECLB, seus líderes nacionais, sinodais e das comunidades, suas diretorias e seus membros, para que a unidade prevaleça sobre a dissidência e que a igreja seja uma vigorosa testemunha do poder do evangelho. ”

Na carta, Junge exorta os líderes luteranos a “confrontar todas as tentativas de normalizar o discurso de ódio na vida da igreja”. Ele observa como o discurso de ódio, muitas vezes realizado no anonimato, desestabiliza a coexistência na comunidade e nas instituições democráticas que a sustentam.

“Saibam que não estão sozinhos em sua vocação de ser presença evangélica”, escreve Junge, e continuemos a “caminhar juntos, sendo sal e luz nos lugares onde Deus nos colocou”. A “palavra libertadora de Deus, os gestos de compaixão e justiça, a construção da paz como frutos do Evangelho”, conclui, “são mais necessários do que nunca”.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
REDE DE RECURSOS
+
Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br