EDITAL DE PROJETOS IV/2024 – Solidariedade e Reconstrução Após Enchentes

23/05/2024

 

 

EDITAL DE PROJETOS IV - 2024

Solidariedade e Reconstrução Após Enchentes

   

Objetivo desde edital

Apoiar projetos que visam responder a necessidades criadas a partir das fortes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, tais como: apoio às famílias, manutenção de casa ministerial, templo, secretaria, salão comunitário e instituições com vínculo confessional.    

 

Quem pode participar deste edital

Comunidades com funções paroquiais, paróquias e instituições confessionalmente vinculadas com a IECLB, prioritariamente na abrangência dos Sínodos Rio dos Sinos, Centro Campanha Sul, Nordeste Gaúcho, Sul Rio-grandense e Vale do Taquari.    

 

Período de encaminhamento de projeto

23/05/2024 a 14/07/2024.    

 

Período de execução do projeto

de acordo com o cronograma, a partir de 01/06/2024.    

 

Como encaminhar o projeto

O projeto deverá ser cadastrado a partir do Aplicativo de Gestão de Projetos da IECLB. http://www.aplicativosieclb.org.br/projetos/login.php     

 

Valor de apoio

O valor solicitado pode ser de até 80% do valor total do projeto.    

 

Comunicação do resultado da análise

de 7 a 14 dias após inscrição e validação do projeto no aplicativo.    

 

Repasse do recurso financeiro

Mediante disponibilidade    

 

Enfoques, âmbito e possibilidades de apoio

Enfoque Âmbito Possibilidade de apoio
Apoio a famílias Familiar Reparos necessários para retornar a moradia, mobília, material de higiene, vestuário, gêneros alimentícios.
Manutenção de casa ministerial Comunitário Reparos necessários para retornar a moradia e mobílias.
Manutenção em secretarias comunitárias Comunitário Reparos necessários para retornar as atividades, mobílias e equipamentos.
Manutenção de templo Comunitário Reparos necessários para retorno das atividades e mobílias.
Manutenção de organizações diaconais Comunitário Reparos necessários para retorno das atividades, mobílias e equipamentos.
Apoio a aluguel temporário – moradia ministerial Comunitário Auxílio pelo período de até um ano, no caso de moradias ministeriais sem condições de retorno.

   

São requisitos para seleção e análise dos projetos

Proposta de Projeto elaborada e enviada a partir do Aplicativo de Gestão de Projetos. Parecer do Conselho Sinodal cadastrado no Aplicativo de Gestão de Projetos. Previsão orçamentária que compreenda todas as receitas e despesas previstas para o desenvolvimento do projeto, espelhando o plano de ação do projeto.    

 

O que acontece com o projeto depois que é enviado?

A equipe do Núcleo de Projetos examinará o projeto em conjunto com a Secretaria Geral e, se preciso, solicitará à organização proponente novas informações ou esclarecimentos sobre a proposta. O conjunto de projetos será encaminhado e analisado pelos órgãos competentes, conforme documentos normativos.    

 

Como saber se o projeto foi aprovado?

A comunicação do resultado da análise e seleção dos projetos será enviada para o endereço eletrônico da organização proponente, com cópia ao respectivo Sínodo.  

 

Acompanhamento e avaliação

O acompanhamento dos projetos será feito pelo respectivo Sínodo com a assessoria da Secretaria Geral e Núcleo de Projetos, por meio de contatos via e-mail, contatos telefônicos, visitas in loco, fotos, relatórios narrativos e relatórios financeiros.    

 

Proveniência dos Recursos

Todos os recursos direcionados para apoiar os projetos são providos a partir da Campanha de oração e solidariedade – vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul e de Organizações e Igrejas Parceiras do exterior.    

 

Aplicação de recursos financeiros e prestação de contas

A prestação de contas do projeto deverá ser feita por meio de relatórios narrativo e financeiro. O Relatório Narrativo deverá demonstrar como foi/estão sendo desenvolvidas as ações planejadas e como foi/estão sendo alcançados os objetivos propostos. É nele também que deverão ser anexadas fotos em boa qualidade devidamente identificadas, bem como outros materiais produzidos que ilustrem a execução do projeto. O Relatório Financeiro deverá detalhar receitas e despesas de acordo com itens do plano de custos e financiamento. Deverá comprovar todas as receitas e despesas relacionadas ao projeto, não somente do valor do auxílio recebido. Neste relatório deverão ser anexadas todas as cópias dos comprovantes fiscais válidos, que deverão ser guardados pela contabilidade pelo prazo mínimo de 05 anos após a finalização do projeto. Recibos simples não tem valor fiscal e não serão aceitos para fins de comprovação de gastos.    

 

Observações finais

O encaminhamento de projeto, mesmo que atenda a todos os requisitos solicitados, não garante a sua aprovação, devido ao limite de recursos disponíveis.  

 

Permanecem dúvidas?

Escreva para secretariageral@ieclb.org.br     Porto Alegre, 23 de maio de 2024.

 

Pastor Marcos Bechert

Secretário-Geral    

COMUNICAÇÃO
+
Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br