Em tempos de COVID-19: toda a vida é importante

10/12/2020

Cuidados em Tempos de Pandemia 3
Cuidados em tempos de Pandemia 1
Cuidados em tempos de Pandemia 2
1 | 1
Ampliar

A Comissão Sinodal, que auxilia na análise da situação da pandemia causada pelo coronavírus, se reuniu virtualmente na noite de 02 de dezembro. Os integrantes desta comissão que representam os diferentes núcleos do Sínodo, observaram aspectos importantes da atual situação em que há um grande aumento dos casos de COVID-19.

A maior preocupação é com a taxa de internação e ocupação dos leitos de UTI nos hospitais. O grupo apontou para uma série de medidas de segurança que precisam ser reforçadas.

De acordo com as leis e decretos estaduais, o grupo encaminhou as seguintes decisões:

- Comunidades e paróquias devem avaliar sua situação local, com responsabilidade, averiguando se há condições de realizar cultos presenciais.

- Onde houver condições pra celebrar cultos deve-se observar rigorosamente o número de pessoas permitidas. Bandeira vermelha, 30 pessoas ou 10% da capacidade. Não exceder esse número em hipótese alguma. Máscara, álcool gel e distanciamento lateral e frontal entre grupos de coabitantes, ventilação natural cruzada (janelas e portas abertas).

- Santa Ceia continua suspensa, pois, celebrar a ceia nessas condições significa tirar e manusear a máscara, e traz um risco maior de contaminação.

- No decreto do estado diz que não pode haver comida e nem bebida no local.

- Cantos, apresentações de Natal por crianças e jovens, ou outros grupos, infelizmente, este ano não são recomendadas.

- Pessoas com gripe ou outros sintomas devem permanecer em casa.

- Pessoa que testou positivo pra COVID precisa respeitar o isolamento. Testar positivo pra COVID e sair de casa antes de cumprir a quarentena é crime.

- Pessoas idosas ou com comorbidades devem permanecer em casa.

Para os cultos de Natal as recomendações são:

- Fazer inscrições prévias.

- Onde for possível oferecer mais horários de cultos.

- Onde for possível fazer ao ar livre, observando o número de pessoas para não gerar ou caracterizar aglomeração.

- Mesmo ao ar livre, usar máscara e manter distanciamento.

“São formas de cuidado e que precisam ser observadas, mesmo em meio a dor e sofrimento.......Estamos fazendo um profundo apelo pelo cuidado com a vida.

Toda a vida é importante. Vamos respeitar a nossa vida e também a do nosso próximo. Sejamos coerentes com o Evangelho que anunciamos,” reforça a nota emitida pelo Sínodo Nordeste Gaúcho.
 

COMUNICAÇÃO
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br