Encontro da Comunhão Diaconal - COD da IECLB, Regional Sudeste

15/09/2019


A Comunhão Diaconal da Regional Sudeste esteve reunida, nos dias 13 a 15 de setembro de 2019, na localidade de Iriri/ Anchieta – ES. Tivemos a presença do Coordenador Geral da COD o diácono Dionata Rodrigues de Oliveira, de Novo Hamburgo / RS. Dentro da programação, além de muita convivência, troca de lembranças e mimos, passeios pelas praias da cidade, também tivemos um estudo sobre o Tema: “Cuidado de Si: Práticas Integrativas Corporais”, dirigido pela especialista Paula Louzada Martins. O momento nos proporcionou a olharmos para dentro de nós e avaliarmos como estamos na nossa integralidade humana que consiste em Qualidade de Vida, Pessoal, Relacionamentos, Profissional e Espiritual. O final da atividade resultou em um gráfico com pontuação e cores que nos mostrou como estamos nestas áreas como Comunhão Regional Sudeste.

Realizamos também a nossa Assembleia em que a Coordenação Regional Sudeste pode apresentar o Relatório das principais atividades no percurso do ano, tendo destaque os Seminários de Diaconia realizados em diversas comunidades no Sínodo Espírito Santo a Belém e em Sorriso / MT. O Coordenador Geral da COD, o diác. Dionata, nos trouxe comunicações e encaminhamentos por parte da Coordenação Geral da COD.

O Encontro culminou com a realização do Culto, com Santa Ceia, com a comunidade de Anchieta. A celebração foi um momento de integração com a comunidade local que também pode conhecer o grupo da Comunhão Diaconal da Regional Sudeste, mas também um pouco mais sobre o que é Diaconia na IECLB. A pregação foi proferida pelo Diác. Dionata, sob as palavras do texto bíblico de Êxodo 32.7-14, que em sua mensagem destacou o envio de Moisés por Deus para descer do monte Sinai para junto do Povo de Israel, liberto da escravidão do Egito, que mediante as adversidades abandonaram sua fé no Deus que os libertou e preferiram fazer e adorar falsos deuses. “Então o Senhor disse a Moisés: ‘Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se. Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios e disseram: Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito' ”. O desafio do texto para nós hoje é justamente esse envio de Deus para anunciar as boas novas do Evangelho e denunciar as injustiças, as maldades e toda forma de miserabilidade social, sistêmica e ideológica em que hoje, muitas pessoas estão imergidas. Não é uma tarefa fácil, pois nos exige deixar a zona de conforto e ir em meio a uma realidade que nos causa receios e angústias, e, sobretudo, nos coloca mediante e em meio a uma realidade da qual também queremos “fugir” ou fazer de conta que não existe. Mas Deus faz a sua promessa que ao nos enviar estará com cada um e cada uma que se coloca a caminho e “Vai”. Ser igreja de Jesus Cristo e dela participar como pessoas batizadas é também ter coragem e cumprir a ordem do “Vai” de Deus. É se colocar a caminho e por meio da fé atuar e promover transformações das adversidades e do “não belo” da humanidade que nos circundam. O texto também nos chama, assim como Moisés o fez, de intercedermos a Deus pelo povo e por toda a criação que geme e sofre sob a ganância do ser humano. Isso é ser uma igreja diaconal, a que não passa a largo das situações que clamam por misericórdia e suplicam por uma vida digna.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br