Escola luterana de Blumenau inicia projeto para geração de energia fotovoltaica

14/04/2021

crop
Barão 1
Solar 1.
Solar 2.
Solar 3.
Solar 4.
1 | 1
Ampliar

A agência pioneira no Brasil, a Associação Pró Energia Renováveis, batizada com o nome da coirmã alemã, Energie Agentur Blumenau (EAB), surgiu através da cooperação entre os municípios de Blumenau e Weingarten na Alemanha.

A Energie Agentur Blumenau atua com o objetivo de propagar as ações para o desenvolvimento sustentável na região, mediante o aproveitamento energético e otimização dos recursos naturais, principalmente na área de geração de energia fotovoltaica.

No intuito de fortalecer o engajamento para a mitigação das mudanças climáticas, foi firmada uma parceria com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). O projeto do governo federal alemão tem o objetivo de mitigar os problemas globais com ações locais. A ação é fruto do projeto “50 Parcerias para o Clima”, criado em 2011 através da Fundação Engagement Global, com financiamento do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

No Brasil, as atividades iniciaram em 2021 e para marcar a chegada e o início dos trabalhos da EAB foram firmados acordos de doações de equipamentos de geração de energia fotovoltaica para escolas públicas de Blumenau, para o prédio do CIMVI (sede da EAB) e também financiamentos com juro zero para escolas particulares da região.

A Escola Barão do Rio Branco, pertencente ao Instituto Luterano Barão do Rio Branco, foi uma das instituições escolhidas devido a sua ligação com a Alemanha e pelo conceito de formação de pessoas com consciência ambiental.

Com isso, serão instaladas placas para geração de energia fotovoltaica no Complexo Esportivo da escola. Os resultados da geração dos equipamentos farão parte do estudo que definirá com exatidão o potencial de geração de energia no Vale do Itajaí. Para o diretor da Escola Barão, Marcos da Silva, esse é um passo muito importante para a escola. Precisamos cada vez mais transformar as reflexões sobre questões ambientais em atitudes práticas. Iniciar a geração de energia fotovoltaica na Escola Barão é uma das atitudes que trará benefícios e nos trará dados significativos para a continuidade do projeto, destaca. 

COMUNICAÇÃO
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br