Faculdades EST lança o projeto de Escuta Solidária

16/05/2024

 

Para acolher e escutar as pessoas afetadas pela catástrofe climática que atinge o Estado, desde o fim de abril, a Faculdades EST, com sede em São Leopoldo, no Vale dos Sinos, lança o projeto “Escuta Solidária”. A iniciativa tem como objetivo acolher e escutar as pessoas atingidas pelas enchentes, nas suas mais variadas demandas psicológicas e emocionais.

 

O Rio Grande do Sul tem cerca de 90% dos municípios atingidos, de acordo com a Defesa Civil, com cheias nos rios e deslizamentos. São cerca de 2 milhões de pessoas impactadas, com mais de 337 mil desalojados e mais de 69 mil acolhidas em abrigos. Os números mostram um cenário preocupante e, diante disto, além das perdas materiais, há o dano psicológico a essas famílias, e a saúde mental da população do Estado já se tornou uma preocupação de saúde pública.

 

A iniciativa é coordenada pelos professores doutores Nilton Eliseu Herbes, Charles Klemz e Júlio Cézar Adam, e reúne uma equipe de voluntários(as) que garante a qualidade e a seriedade nos atendimentos ofertados a qualquer pessoa que necessite, de qualquer região do Estado. “Em tempos de crise, a solidariedade e o apoio mútuo são fundamentais. O projeto Escuta Solidária é uma resposta humanitária essencial, que oferece suporte psicológico e emocional a quem mais precisa”, frisa o diretor-geral da Faculdades EST, o doutor Valério Guilherme Schaper.

 

De acordo com ele, as pessoas podem compartilhar suas angústias, ordenar seus pensamentos e sentimentos. “A equipe do projeto é formada por docentes, profissionais pós-graduandos(as) e estudantes de Teologia ligados à Pastoral Popular Luterana, além de psicólogos(as)”. O serviço é voluntário e gratuito.

 

As pessoas interessadas nesse auxílio devem acessar o site https://est.edu.br/escuta/ e entrar em contato com o voluntário ou a voluntária do projeto. No link é possível combinar os horários dos atendimentos, os quais serão feitos de forma remota.

COMUNICAÇÃO
+
Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br