Ferramentas virtuais e de colaboração para o Ensino Confirmatório na IECLB

11/09/2020

 

Como fortalecer vínculos e ensinar o Evangelho a gerações conectadas desde o nascimento?

Foi a partir desse desafio e diante da impossibilidade de manter encontros presenciais durante a pandemia por Covid-19, que um grupo formado por ministros, ministras e lideranças de grupos de Ensino Confirmatório, iniciou um projeto novo para esse público da IECLB.

Por meio da Coordenação de Educação Cristã, da Secretaria Geral, em parceria com a Associação Diacônica Luterana (ADL), o grupo aprendeu ferramentas e elaborou propostas de aprendizagem e vivência da fé, considerando o contexto híbrido de educação cristã - integrando experiências virtuais e presenciais. As propostas também procuram resgatar o envolvimento familiar no EC, por meio de momentos de conversa e pequenas experiências em família, a partir da fé cristã e do jeito IECLB de viver essa fé.

Os subsídios, que fortalecem e ampliam o trabalho proposto pelo material Compartilha (volumes 1 e 2), estão disponíveis no Blog do Ensino Confirmatório, uma plataforma colaborativa, onde pessoas ligadas ao EC podem partilhar ideias, iniciativas e sugestões. O blog foi lançado em um Webinar que teve como tema “Ferramentas virtuais e de colaboração no Ensino Confirmatório”. Assessoraram o encontro, acompanhados por mais de 200 pessoas simultaneamente, o Professor Alex Reblin, da Associação Diacônica Luterana, e a Catequista Daniela Hack, da Coordenação de Educação Cristã.

O 2º webinar está marcado para o dia 29 de setembro de 2020, às 19h30min, e trabalhará a temática “Jogos Pedagógicos Virtuais no Ensino Confirmatório”. Para participar, faça sua inscrição aqui.

> O meio virtual reforça aquilo que já está presente na concepção de educação cristã do Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB: a aprendizagem na fé é contínua e Igreja sempre em reforma. Não se trata de substituir em definitivo o presencial pelo virtual ou vice-versa, mas de equilibrar essas dimensões para ajudar confirmandos e confirmandas em sua caminhada de fé. Independente dos meios usados, o objetivo permanece: despertar e fortalecer a fé, criar vínculos e tornar o Ensino Confirmatório uma experiência importante e de vivência comunitária da fé.

Acesse o blog: https://sites.google.com/adl.org.br/ensinoconfirmatorioieclb/
 

COMUNICAÇÃO
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br