Fundação Luterana de Diaconia - FLD no Portal Luteranos



Rua Dr. Flores , 62 901 - Centro
CEP 90020-120 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3225-9066
fld@fld.com.br
ID: 2412

Feiras Agroecológicas: entrelaçando comunidades do campo e da cidade

Acesse vídeos, sistematizações e outros conteúdos sobre alimentação saudável e comercialização justa e solidária

20/10/2021

Foto 1
Foto 2
Foto 3
1 | 1
Ampliar

 

A comercialização de alimentos agroecológicos possibilita o fortalecimento e ampliação de iniciativas de comércio justo e solidário, envolvendo diretamente famílias agricultoras, associações e cooperativas, consumidoras e consumidores, promovendo a alimentação saudável e o consumo responsável.

A partir desse entendimento, FLD-COMIN-CAPA (Fundação Luterana de Diaconia - Conselho de Missão entre Povos Indígenas - Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), por meio do Grupo de Trabalho de Comércio Justo e Comercialização Solidária, elaborou produtos de comunicação para fortalecer e divulgar as iniciativas de comercialização que unem famílias do campo e da cidade.

Entre esses materiais, estão vídeos e sistematizações que mostram iniciativas para que alimentos saudáveis, produzidos sem utilização de agrotóxicos, cheguem à mesa de famílias da cidade. Uma dessas iniciativas de comércio de alimentos agroecológicos envolve a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas (Ecovale) em espaços da IECLB, que realiza uma feira mensal na Casa Sinodal do Sínodo Vale do Taquari e uma feira semanal na comunidade luterana Apóstolo Paulo em Santa Cruz do Sul, no Sínodo Centro Campanha Sul (RS).

Acesse os materiais sobre Feiras Agroecológicas.
Clique e saiba onde encontrar alimentos saudáveis.

Os conteúdos foram impulsionadas pelo Grupo de Trabalho (GT) de Comércio Justo e Comercialização Solidária de FLD-CAPA, criado no processo em andamento de elaboração do Projeto Político Pedagógico institucional, e fortalecido via projeto Ampliação da Rede de Comércio Justo e Solidário: entrelaçando comunidades do campo e da cidade, que conta com apoio da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA).

Feiras Agroecológicas na IECLB

Na noite de 19 de outubro, FLD-COMIN-CAPA e Rede de Comércio Justo e Solidário promoveram o encontro Feiras Agroecológicas na IECLB: lançamento de vídeos e publicações. Diferentes pessoas compartilharam relatos e experiências sobre agroecologia e alternativas de comercialização justa e solidária. O encontro foi promovido em parceria com a Secretaria de Ação Comunitária da IECLB, Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, Rede Sinodal de Educação e a Rede de Diaconia.

Assista agora!

Comércio Justo e Comercialização Solidária

O Grupo de Trabalho de Comércio Justo e Comercialização Solidária de FLD-CAPA realiza estudos, debates e promove iniciativas de comércio justo e comercialização solidária de associações e cooperativas da agricultura familiar, assessoradas pelo CAPA, e de empreendimentos econômicos solidários, assessorados pela FLD, na ampliação do acesso à alimentação saudável, consumo responsável e relações solidárias entre o campo e a cidade.

Campanha Projetos de Vida

A alimentação saudável de forma regular e permanente, e em quantidade suficiente, é um direito humano básico que vem sendo negado à população brasileira. No final de 2020, já havia 19 milhões de pessoas passando fome no País. Para fazer frente a esta situação de violação, FLD-COMIN-CAPA apoia centenas de iniciativas de promoção e defesa da agroecologia, mantém uma campanha solidária de apoio a esses projetos (doe.fld.com.br) e reivindica uma política pública nacional efetiva (leia aqui nosso manifesto O Caminho é a Agroecologia).
 

A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br