IECLB e Igreja da Noruega renovam acordo de parceria

Acordo oficial foi ampliado para tratar do crescimento mútuo das igrejas e de maior incidência em temáticas como polarização e justiça ambiental

23/04/2021

Presidência e Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) se reuniram na manhã desta sexta-feira, 23 de abril, com lideranças da Igreja da Noruega (IN). Na pauta, entre outros assuntos, estava o acordo de parceria mantido entre as duas igrejas desde 2003. Já antes deste período havia intercâmbio e cooperação, com muitas bênçãos compartilhadas.

Além de renovado, o acordo será ampliado, visando tratar do crescimento mútuo das igrejas e de maior incidência em temáticas como polarização e justiça ambiental. A Igreja da Noruega é uma das maiores igrejas luteranas do mundo, com cerca de 3,7 milhões de membros.

O encontro foi marcado por intensa reflexão, comunhão e solidariedade, especialmente diante das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. Os dois países atravessam dificuldades, e as igrejas buscam alternativas e soluções. A partir do objetivo de serem relevantes em seus contextos, concluiu-se que a IECLB e a IN são igrejas de protagonismo e liderança na comunhão luterana mundial.

Da parte da IECLB participaram a Pastora Presidente – Pa. Silvia Genz, o P. 1º Vice-presidente – P. Odair Braun, o P. 2º Vice-presidente – P. Mauro Souza, o Secretário Geral – P. Marcos Bechert, a Secretária do Ministério com Ordenação – Ruth Musskopf e o P. Olmiro Ribeiro Júnior, Secretário da Ação Comunitária. Já pela Igreja da Noruega (NI) participaram o Bispo Presidente – Dr. Olav Fyske Tveit, a Diretora para Relações Internacionais – Sra. Berit Hagen Agoy, o Coordenador da Unidade de Ecumenismo e Relações Inter-religiosas - Rev. Einar Tjelle e o Rev. Dr. Kjell Nordstokke, pastor aposentado, colaborador que atuou no Brasil anteriormente.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br