IECLB e Igreja da Suécia


ID: 2722

A Pastora Drª Antje Jackelen foi eleita Arcebispa da Igreja Luterana da Suécia

13/10/2013

Pastora Drª Antje Jackelen - Bispa da Igreja da Suécia
Pastora Antje Jackelén eleita Arcebispa da Suécia
1 | 1
Ampliar

Ela é Bispa de Lund e foi eleita Arcebispa com 55,9% dos votos na Assembleia da Igreja Luterana da Suécia. A Pastora Drª Antje Jackelen será Investida no seu Ministério em Culto na Catedral de Uppsala, no domingo 15 de junho de 2014. Esse Culto será televisionado para todo o país. A Igreja Luterana da Suécia é membro da Federação Luterana Mundial (FLM), e, a Pastora Jakelen, é a primeira mulher Arcebispa.

Não é surpreendente. Temos mulheres pastoras há 50 anos, declarou Jackelen, casada, com dois filhos e dois netos. Nascida há 58 anos na Alemanha, país em que iniciou os estudos em Teologia, Jackelen foi ordenada na Suécia, em 1980, e desde 2007 exercia as funções de Bispa de Lund, posição que vai manter até assumir o novo cargo.

O atual Arcebispo, Anders Wejryd, afirmou que já era hora de eleger uma mulher e lembrou que há mulheres que lideram Igrejas Luteranas na Noruega e nos Estados Unidos. Esta é a segunda vez que a Igreja Luterana elege um/a Arcebispo/a desde a separação entre Estado e Igreja, em 2000. Até então, a eleição cabia ao Governo.
Fonte : http://www.svenskakyrkan.se/
 


Autor(a): Pastor Sinodal João Willig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense / Organismo: Igreja da Suécia
ID: 25253
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br