IECLB e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB



ID: 2725

Celebração ecumênica congrega luteranos e anglicanos no ABCD/SP

07/08/2016

Celebração e almoço de confraternização
Celebração e almoço de confraternização
Celebração e almoço de confraternização
Celebração e almoço de confraternização
Celebração e almoço de confraternização
1 | 1
Ampliar


No dia 7 de agosto membros das igrejas luterana e episcopal-anglicana reuniram-se na Igreja da Ressurreição para uma celebração conjunta. Após o culto aconteceu um almoço de confraternização tendo Yakissoba como prato tradicional. Trata-se de um evento que se repete ao longo de 17 anos e representa um gesto de fraternidade entre as duas igrejas

Pequeno histórico das relações entre luteranos e episcopais-anglicanos no ABCD

As relações fraternais entre luteranos e episcopais-anglicanos tem larga tradição. Segundo documentos históricos, nos anos 30 do século passado, o pastor Hans Methner, realizava os cultos no espaço celebrativo da Igreja Episcopal Anglicana em Mauá/SP. O pastor fazia o acompanhamento pastoral aos membros em São Caetano, Santo André e Mauá.

Nos anos 60 isso veio a se repetir com a chegada do Pastor Ulrich Fischer. Após a criação do trabalho do Centro Social Heliodor Hesse o espaço da Igreja em Mauá serviu como um posto avançado do trabalho diaconal.

Nos anos 90 a igreja em Mauá novamente abriu o seu espaço para celebrações. Durante o período de atuação do Pastor Rolf Schünemann junto à Área Missionária de Mauá aconteceram celebrações regulares à tarde no espaço da Igreja. Nas datas festivas do calendário eclesiástico (Páscoa, Pentecostes, Dia da Reforma e Natal) as celebrações aconteciam em conjunto com a Igreja Episcopal.

No início da década passada chegou a vez de a igreja luterana em Santo André ceder as suas dependências para a realização dos cultos da Igreja Episcopal Anglicano. A Missão Lídia fazia a sua celebrações na igreja e a partir das relações estabelecidas surgiu a ideia de um almoço de confraternização anual. O prato Yakissoba está presente nestes eventos uma vez que um grupo significativo de membros episcopais anglicanos tem ascendência japonesa. Isso se deve pela atuação do missionário João Yasoji Ito junto aos imigrantes japoneses do Estado de São Paulo a partir 1923. Ao que consta o Pastor Hans Reichardt (Santos/SP), em seu ministério itinerante no Vale do Ribeira encontrou-se nos anos 30 com os grupos japoneses e se refere ao trabalho missionário aí desenvolvido.

É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br