IECLB e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB



ID: 2725

Luteranos e anglicanos assinam convênio em Manaus/AM

Um momento histórico para o Movimento Ecumênico na Amazônia

25/10/2020

Acordo Anglicano-Luterano em Manaus/AM
Acordo Anglicano-Luterano em Manaus/AM
Acordo Anglicano-Luterano em Manaus/AM
1 | 1
Ampliar


Luteranos e anglicanos, duas tradições históricas no cristianismo, passaram a compartilhar, desde o último domingo (25/10), o mesmo espaço de oração e celebração em Manaus (AM). Para isso, as duas igrejas assinaram um convênio histórico de companheirismo, que permitirá que ambas usem o mesmo templo (foto acima) e realizem atividades caritativas conjuntamente.

O documento, firmado pela bispa Marinez Bassotto, da Diocese Anglicana da Amazônia, e pelo pastor Marcos Antonio, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Manaus, também abrirá caminhos para que os membros das duas Igrejas possam participar, de forma direta, dos momentos litúrgicos que cada uma propõe, como já ocorre em outros lugares do mundo.

A Comunidade Anglicana de Manaus pertence à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). E a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Manaus é parte da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). As duas integram o CONIC como igrejas-membro.

A ocasião da assinatura contou com a presença de membros e líderes das igrejas luterana e anglicana, representantes de organizações não governamentais, outras igrejas cristãs, coletivos ecumênicos, ativistas dos Direitos Humanos e associações de moradores. Entre eles, estavam padre Paulo Tadeu, sj, coordenador do SARES - Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental; padre Ricardo Castro e Irmã Jaci, do ITEPES - Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia / CNBB Norte 1; bispo Jones Godinho, da Fraternidade São Nicolau; bispo Renato Souza, da Fraternidade Amigos do Evangelho; professor Francisco Palheta, da Coordenação nacional do FORNAPER (Fórum Permanente de Professores de Ensino Religioso) e Membro do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa do Amazonas; professor Giordano Cássio, da Articulação de Professores de Ensino Religioso do Estado do Amazonas; além de docentes e pesquisadores da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).

Sobre o assunto, conversamos com a bispa anglicana Marinez Bassotto.

Pode explicar um pouco melhor esse convênio?

Nós, anglicanos, não temos templo próprio em Manaus. Então, a paróquia da IECLB ofereceu a possibilidade de utilizarmos conjuntamente esse templo. Esse convenio prevê, entre outras coisas, uma celebração conjunta mensal entre anglicanos e luteranos, o que é um testemunho muito forte para o ecumenismo brasileiro.

Qual a validade do convênio?

Esse convênio (de uso mútuo do espaço), em princípio, tem validade de 6 meses, podendo ser renovado por mais tempo. O muito interessante dessa história é que é trata-se de uma parceria que denota um ecumenismo prático, uma relação de companheirismo mesmo.

E ecumenismo é isso, ensaio e vivência. Através do ecumenismo buscamos a fraternidade, a cooperação, e é justamente aí que acontece uma aprendizagem conjunta, um caminho em que a unidade pode crescer, tornando a unidade visível, que é o sonho de Cristo pra sua Igreja.


Gostaria de acrescentar algo?

Oramos pra que esse convenio fortaleça ambas as igrejas. Que possamos sair fortalecidos ecumenicamente e que isso possa se espraiar, ou seja, que em outros locais também aconteça.

Pra nós, que somos parte do CONIC, isso é uma prática importante e que já vem acontecendo em vários níveis. Nossa oração é que demais tradições se abram a esse ecumenismo – que só nos aproxima da mensagem de Cristo: “para que todos sejam um”.

Fonte: CONIC com informações da IEAB
Foto: Reprodução/Acervo Pessoal

O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br