Juventude Evangélica



ID: 2770

16º RELUCA desafia a juventude ao cuidado com a criação

22/02/2020

Reluca1
Reluca
Reluca2
Reluca3
1 | 1
Ampliar

O 16° Retiro Luterano de Carnaval (RELUCA) reuniu cerca de 150 pessoas na cidade de Mauá da Serra, durante os dias 22 e 25 de fevereiro. Por meio do tema 'Filhos e Filhas de Deus: somos parte da criação', a juventude do sínodo Paranapanema refletiu a relação entre o batismo e o compromisso com a natureza e o cuidado com o meio ambiente.

As palestras, ministradas pelo pastor Olmiro Ribeiro Júnior, trouxeram reflexões bíblicas que aliam Palavra e Ação, motivando as pessoas jovens à repensar hábitos e viver em harmonia com o planeta, entendendo o papel que nos foi dado de cuidar e proteger, sem abusar e destruir.

Além da festa de interação (à fantasia) e a gincana, a juventude também participou de três oficinas, com foco em possíveis ações a partir da proposta tratada durante o retiro. As atividades envolveram a plantação de mudas de árvores no local, tutorial de construção e utilização de uma composteira e debates acerca do tema batismo e meio ambiente.

Ainda com o objetivo de repensar hábitos, a organização do RELUCA propôs alternativas que resultaram em um menor impacto ambiental no evento. Todas as pessoas participantes foram incentivadas a trazer canecas de casa para utilizar durante as atividades, eliminando a necessidade de produzir novas canecas de plástico e a utilização de copos descartáveis. A juventude da paróquia de Castro também colaborou com a doação de latões, confecionados pelo próprio grupo, que foram utilizados para separar o rejeitos orgânicos e recicláveis, incentivando quem estava no evento a adotar práticas como essa na vida comunitária.

A juventude do sínodo Paranapanema se prepara agora para a caravana rumo ao 25º Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE), que acontece durante o mês de julho na cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo.
 

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br