Comunidade em Lajeado

Sínodo Vale do Taquari



Rua Alberto Torres , 297 - Centro
CEP 95900-000 - Lajeado /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3714-1825
secretaria@ieclblajeado.com.br
ID: 455

10º Dia Sinodal da Igreja reúne mais de mil luteranos

Encontro uniu luteranos do Vale do Taquari

09/06/2019

10º Dia Sinodal da Igreja foi realizado em Forquetinha no domingo, 9 de junho (Foto: Renata Leal)
10º Dia Sinodal da Igreja foi realizado em Forquetinha no domingo, 9 de junho (Foto: Renata Leal)
10º Dia Sinodal da Igreja foi realizado em Forquetinha no domingo, 9 de junho (Foto: Renata Leal)
Orquestra do Colégio Sinodal de Conventos (Foto: Renata Leal)
Promotor de Justiça Sérgio Diefenbach palestrou sobre o tema 'Como se busca a paz através da justiça?' (Foto: Renata Leal)
Representantes da Comunidade Evangélica de Lajeado (Foto: Renata Leal)
1 | 1
Ampliar

Forquetinha – Durante a manhã e tarde de domingo (9) o Sínodo do Vale do Taquari da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realizou o 10º Dia Sinodal da Igreja no Parque de Exposições Christoph Bauer, em Forquetinha. Aproximadamente 1.200 luteranos do Vale do Taquari estiveram reunidos para celebrar a fé. O encontro contou com o tema “Paz, paz que vem do amor”. Atualmente, o Vale conta com 59 comunidades e 15 paróquias. Durante a manhã, ocorreu o Culto com pregação do Pastor Marcos Bechert, que foi pastor sinodal entre 2007 e 2014 e atualmente é secretário geral da IECLB.

No turno da tarde, a palestra com o promotor de justiça Sérgio Diefenbach teve como tema “Como se busca a paz através da justiça?”. O promotor falou sobre projetos de pacificação social. As crianças também refletiram sobre a paz que Jesus oferece e que não é possível encontrar no mundo. A música do Culto ficou a cargo do Conselho Sinodal de Música e convidados. Dentro da programação cultural, a orquestra do Colégio Sinodal de Conventos ficou responsável pela apresentação e residentes da Associação Pella Bethânia dançaram. O evento também contou com o Lançamento do Tema da Missão Vai e Vem de 2019. O Dia Sinodal da Igreja ocorre a cada dois anos.

O presidente sinodal, Pastor Gilciney Tetzner, destaca que o Dia da Igreja é importante para que os luteranos formem um só corpo, em unidade. “O Dia da Igreja sempre ocorre no Dia de Pentecostes. A Bíblia diz que os discípulos estavam reunidos e soprou sobre eles o Espírito Santo, então pregaram, batizaram e assim surgiu a igreja”, diz o Pastor ao afirmar ser significativo estarem todos juntos no dia de pentecostes, aniversário da igreja, além de ter o Vale do Taquari reunido em apenas um local.

A Pastora Miriam Diefenthaeler de Lajeado conta que o Dia Sinodal da Igreja dá consciência de que a fé não é algo individual e local. “Como luteranos entendemos que somos uma igreja de sínodo, nacional e mundial. E participar do Dia Sinodal nos coloca em contato com outras pessoas. Vemos que somos muito maiores do que a realidade que vivemos e isso fortalece a nossa fé e a missão da igreja”, conta. Para a Pastora, o encontro também agrega conhecimento e enaltece a solidariedade. “Esse espaço não é só de fortalecimento da fé comunitária e ampla, mas também da fé das crianças, meia idade e idosos, onde se encontram diversas gerações”.

Pelo quarto ano consecutivo, o luterano Jorge Lempfert de Lajeado, sente-se feliz em participar do encontro. Lempfert é responsável pelo Ponto de Pregação Gustavo Adolfo, localizado no bairro São Cristóvão e acredita ser importante estar presente nestes eventos. “O Dia Sinodal da Igreja é algo único para nós luteranos. É a festa luterana e nos ajuda muito a renovar a fé e a esperança. Além disso, é um dia agradável, conhecemos pessoas, pastores, lideranças e comunidades de outros lugares”.

 


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br