Lançamento do Tema do Ano 2010

05/04/2010

“Caminhamos pela Luz de Deus” – assim começou o culto de páscoa e do lançamento oficial do Tema e do Lema do Ano da IECLB, que aconteceu na Paróquia da Paz em Joinville – SC. O culto foi conduzido pela Pastora Eli Elísia Deifeld, Paróquia da Paz, com a participação do Pastor-Presidente da IECLB Dr. Walter Altmann, juntamente com o Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense Manfredo Siegle e Pastor em. Henrique Seick.

O Evangelho, conforme João 20.1–8, foi lido pelo Pastor Sinodal Manfredo e Pastor Presidente Walter, que em seguida fez a sua prédica com os seguintes tópicos: Segundo Pastor Presidente Walter os relatos da ressurreição de Jesus, narrados em vários evangelhos, possuem pequenas diferenças, haja vista que os evangelhos começaram a ser escritos décadas após a ressurreição, entretanto, todos são unânimes em afirmar a ressurreição. Tirando as divergências, há de se observar alguns pontos levantados pelo pastor:
1 – Uma passagem importante, é que as mulheres (ou como João relata, apenas Maria Madalena) foram as primeiras testemunhas que Jesus havia ressuscitado, e isto numa época em que os testemunhos femininos não eram tidos como confiáveis.
2 – Ao encontrarem o túmulo vazio, tentaram encontrar justificativas para o sumiço do corpo, ou seja, mesmo Jesus falando que no terceiro dia Ele viveria novamente, foi algo custoso de acreditar.
3 – O não reconhecimento de Jesus: Maria Madalena, ao chegar ao túmulo e o ver vazio, questiona a um homem se ele era o jardineiro, e se ele havia tirado o corpo de Jesus do sepulcro e para onde o havia levado. Eis que ela falava com o próprio Cristo, que apenas disse “Maria”, e ela imediatamente o reconheceu e respondeu “Mestre”.
4 – Por fim, a Sexta-Feira Santa, que nos leva ao domingo mostra que Jesus venceu o maior inimigo – a morte. A ressurreição mudou a nossa forma de viver, pois a partir dela confessamos que Jesus Cristo é nosso Salvador. E conforme Martim Lutero “é somente através da Fé que somos salvos”, assim reafirmou Pastor Presidente Walter que não é com um pouco de fé e um pouco de obra que nos salvamos, mas sim, exclusivamente pela Fé, porque é nela que está a Graça de Deus.

Assim o Pastor Presidente Walter encerrou a prédica, e passou para o lançamento do Tema e do Lema do Ano.

Antes do descerramento do banner ele disse que o tema e o lema do ano “é um dos símbolos práticos que caracteriza a unidade da IECLB”, e que em todas as partes do Brasil o material do tema será distribuído, é importante para os luteranos que saibam o tema da nossa igreja, pois “representa um gesto de unidade”.

O Tema do Ano, assim como em 2009 será “Missão de Deus – Nossa Paixão”. Pastor Presidente Walter explicou que a missão não é nossa e sim de Deus, entretanto, nos sentimos motivos a trabalhar para Deus, que desperta em nós a Paixão de Servi-lo.

O Lema do Ano é um trecho da oração de Jesus nos ensinou, “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia”.

Este lema foi escolhido tendo como uma das justificativas o fato de que ele envolve o PAMI (Plano de Ação Missionária da IECLB) - dentro do “PAMI” há as diretrizes para a Diaconia, a assistência social, assim sendo, se vincula ao tema através do pão (alimento).

Este lema também está relacionado com a Assembleia Luterana Mundial, que ocorre a cada 7 anos, e ocorrerá em 2010 na cidade de Stuttgart, Alemanha. A Assembleia também tem como tema “dá-nos o pão nosso de cada dia”.

Conforme Pastor Presidente Walter, o tema e o lema serão explanados e difundidos durante o ano todo. Concluiu a exposição do lema dizendo que “Dia a dia, vivemos a Graça de Deus, Jesus nos ensinou a pedir o que necessitamos hoje (dá-nos HOJE), e não o que precisaremos daqui a um ano, Ele também nos ensinou a pedir de forma comunitária (o pão NOSSO), e não de maneira individualista. Assim concluiu com as palavras de Martim Lutero no Catecismo Menor, reproduzidas abaixo na íntegra:
Quarto Pedido:
O Pão Nosso de cada dia nos dá hoje.
Que significa isto?
Deus dá o pão de cada dia, também sem o nosso pedido, a todas as pessoas, inclusive às pessoas más. Mas pedimos nesta oração que ele nos faça reconhecer isso e receber com gratidão o pão nosso de cada dia
O que significa o pão de cada dia?
Tudo que se refere ao sustento e às necessidades da vida, como por exemplo: comida, bebida, roupa, calçado, casa lar, meio de vida, dinheiro e bens, marido e esposa íntegros, filhos íntegros, empregados íntegros, patrões íntegros e fiéis, bom governo, bom tempo, paz, saúde, disciplina, honra, amigos leais, bons vizinhos e coisas semelhantes.
(LUTERO, Martinho. Catecismo Menor. São Leopoldo: Editora Sinodal, 1995)

O Pastor Sinodal Manfredo disse que o lançamento do Tema e do Lema é um presente de páscoa para o Sínodo Norte Catarinense, e agradeceu a IECLB na pessoa do Pastor Presidente Walter. Destacou, ainda que o Tema da IECLB assemelha-se a uma janela importante, através da qual visualizamos quem nós somos, o que queremos e como queremos repartir o “pão nosso de cada dia”. Sublinhou através das suas palavras que “queremos ser Igreja de comunidades vivas que se comunicam a partir da fé, motivadas pela esperança pascal e desafiadas a viver o amor solidário”!

Por fim, Pastor Presidente Walter declarou oficialmente lançada o Tema e o Lema deste ano. O ato foi aclamado com calorosas palmas.

Daniele Haak
Paróquia da Paz

MÍDIATECA
COMUNICAÇÃO
+
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br