Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Limeira

Sínodo Sudeste



Rua Gustavo Teixeira , 241
CEP 13486-971 - Limeira /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3441-7463
paroquialimeira@luteranos.com.br
ID: 376

140 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Bairro dos Pires

04/09/2013

A Comunidade Luterana no Bairro dos Pires convida para a programação dos seus 140 anos:

• 03/10 – Quinta Feira – 20h

• Culto de Ação de Graças com participação do P. Marcos Antônio da Silva

• 04/10 – Sexta Feira – 20h

• Espaço Histórico e Cultural com a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil de Limeira

• 05/10 – Sábado

• 14h - Reunião do Conselho Sinodal
• 20h - Noite da Família com participação do P. Marcos Antônio da Silva

• 06/10 – Domingo
• 9h - Culto de Ação de Graças pelos 140 anos
• Almoço com a apresentação da Orquestra de Violeiros de Limeira
Convites apenas antecipados com
Luciene Hergert - Fone: 3449-7174 ou
Cláudio Asbahr - Fone: 3449-1419
até o dia 29/09 - Preço: R$ 25,00

 

O PRINCÍPIO

No dia 09 de março de 1852, no porto de Hamburgo, na Alemanha, 37 famílias de luteranos sobem a bordo do Veleiro Emilie e zarpam rumo ao Brasil. Eram originárias do Grão Ducado de Holstein, norte da Alemanha. Chegam ao porto de Santos dois meses depois (em 10/05).
De Santos, nove destas famílias seguiram para a Colônia Sete Quedas, em Campinas e 27 famílias seguiram para a Fazenda São Jerônimo, de propriedade do Senador Francisco Antônio de Souza Queiroz (genro do Senador Vergueiro) para cumprir com o contrato de trabalho feito.
Nos anos 1856/57, quinze famílias alemãs, depois de terem cumprido com seus contratos de trabalho, puderam, com muito sacrifício, adquirir terras na então Vila de Limeira.
Tratava-se dos Kühl, dos Hardt, dos Jürgensen, dos Asbahr, dos Dibbern dos Schnoor e dos Stahl (chegados ao Brasil em 1852) que haviam trabalhado na Fazenda São Jerônimo e dos Häfliger, dos Bürger, dos Stahlberg, dos Lange, dos Ivers, dos Maaz, dos Ulrich e dos Tetzner (chegados ao Brasil, também do Grão Ducado de Holstein, no ano de 1847) que haviam trabalhado na Fazenda Ibycaba. A terra que estas quinze famílias adquiriram era um desmembramento da então Fazenda do Feital, de propriedade de Francisco José Pires, mais conhecido como Bairro do Chico Pires. Por isso toda aquela área acabou ficando conhecida como Bairro dos Pires.
Desde sua chegada e instalação, estas famílias se uniram em torno do que tinham em comum: sua proveniência do além-mar, sua língua e sua fé.
Pelo fato de ainda não conhecerem muito bem a língua portuguesa e nem os costumes da terra, se mantiveram, de início muito “entre si”. Houve um longo tempo no qual estas famílias se encontravam nas casas para compartilhar suas experiências, sua fé e o estudo da Palavra de Deus. Isto, no inicio, sempre foi dirigido por leigos. O primeiro pastor a prestar um atendimento mais regular a estas famílias foi o P. Johann Jacob Zink, que morava em Campinas. Diversas diligências comunitárias foram empreendidas, a duras penas (todos eram muito pobres), para que se pudesse ter um lugar para os cultos, uma escola e um cemitério. A Igreja Luterana, entretanto, mesmo ainda sem templo, já existia e ia “de vento em popa”. O primeiro batismo realizado foi o de Joachim Asbahr, filho de Heinrich Asbahr e Margarethe Dibbern, que nasceu em 25/09/1869 e foi batizado em 31/10/1869 pelo P. Zink, tendo como padrinhos Joachim Heinrich Dibbern e Catharine Ladewig . Quem sabe teria sido esta a data do primeiro culto! A primeira confirmação realizada foi no dia 28/02/1870, sendo confirmadas 24 pessoas.
Mas o trabalho era imenso nesta vasta seara de então. Além do atendimento pastoral era preciso alfabetizar as crianças. Naqueles tempos não havia escolas. Diante destas dificuldades as famílias se uniram ainda mais. Construíram um Centro Comunitário. Este serviria como local de cultos, escola, reuniões diversas e moradia do pastor.
Preocuparam-se também com um cemitério. Já que na época era costume e necessidade a Comunidade manter seu cemitério. Sobre isto dispomos de esparsas notícias. Sabemos que o primeiro doador do terreno foi o Sr. Christian Heinrich Friedrich Stahl (1824-1905). Contudo não sabemos qual foi a data da criação do mesmo.
Todavia, das várias sepulturas existentes no referido, apuramos que o primeiro sepultamento, provavelmente, foi no ano de 1890. Na lápide consta o nome de Christina Bull que faleceu com apenas 27 anos (1863-1890).
Após longos anos outras doações foram feitas, e o Cemitério foi ampliado até a sua forma atual.
A sua primeira denominação foi “Deutsche Evangeliche Kirchengemeide Pires” (Comunidade Evangélica Alemã Pires), sendo seus fundadores: Christiano Stahl, João Häfliger, Guilherme Ulrich, João Dibbern, Joaquim Dibbern, Carlos Greve, Luiz Sass, Henrique Jürgensen, João Greve, Carlos Dibbern, Carlos Jürgensen, Jacob Sass, Germano Bürger e Germano Ulrich. Membros também doaram terrenos para a construção de um Cemitério, que pertenceu a Comunidade por muitos anos. O primeiro sepultamento provavelmente foi o de Cristhina Büll (1863 - 1890) com apenas 27 anos de idade.
Foi só no dia 03 de outubro de 1873, já com Salão Paroquial e casa pastoral construídos (naquela época só a Igreja Católica podia ter templos), que a hoje Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Bairro dos Pires foi inaugurada. O terreno onde foi construído o Salão Paroquial foi doado por Christiano Stahl e João Häflinger. No ano de 1920 o Cemitério da Comunidade foi encampado pela Prefeitura Municipal, até então mantido pela Comunidade

Em 1926 foram registrados os estatutos da “Deutsche Evangeliche Kirchengemeide Pires” (Comunidade Evangélica Alemã Pires).
A primeira diretoria foi composta da seguinte maneira:
Presidente: Henrique Frederico Jürgensen
Vice-Presidente: Alfredo Mattias Dibbern
Secretário: João Guilherme Ivers
Vice-Secretário: Emílio Sass
Tesoureiro: Augusto Dibbern
Vice-Tesoureiro: Gustavo Dibbern

Em 1927 a Comunidade filiou-se ao Sínodo Evangélico Brasil Central. A partir de 1930 a Comunidade de Campinas passa a atender a Comunidade do Bairro dos Pires.
Em 07 de novembro de 1939 foi registrada no cartório de registros de Limeira como “Associação Evangélica Pires” e publicado no Diário Oficial em 19 de novembro de 1939, sendo que até este ano todos os registros de reuniões realizadas na comunidade eram em alemão.
Entre os anos de 1947 e 1948 foi construído o atual templo, sendo inaugurado em 02 de maio de 1948. Durante a década de 40 havia na comunidade o Côro de Trombones. Em 04 de outubro de 1953 foi inaugurado o Pavilhão da Juventude Evangélica. Há registros oficiais que já em 1953 a Juventude Evangélica se reunia na Comunidade, bem como a Escola Dominical.
A esta altura Limeira já não era pequena como na virada do século. Agora era cidade e município. Alguns membros nascidos no sítio, já há muito residiam na cidade. Como este número aumentou começaram a pensar na formação de uma Comunidade na cidade. Isto aconteceu no período compreendido entre 1955 e 1957. Tal intento acabou se concretizando em 1957 com a fundação da Comunidade de Limeira.
A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - OASE foi fundada em 03 de outubro de 1971, sob a coordenação da Sr.ª Gabriela Pulstchen da cidade de Santa Bárbara D’Oeste, contando com a participação de 34 senhoras.
Em 1º de outubro de 1972 foi aprovado o atual estatuto da Comunidade, que passou a denominar-se “Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Bairro dos Pires”.
Quando do Centenário da Comunidade do Bairro dos Pires em 1973, fazendo justiça aos antepassados, o culto de gratidão a Deus teve seu início junto à sepultura do P. Friedrich Müller. Depois todos seguiram para o templo, cuja ampliação foi inaugurada no dia 07 de outubro. Somente em 1977 chega a Pires o primeiro pastor brasileiro, formado no Brasil.
Digno de nota é que no dia 10 de julho de 1982 é fundada a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Limeira. Houve uma fusão das Comunidades irmãs de Pires e Limeira juntamente com Cosmópolis (até 02/12/88, quando também se torna autônoma). Iniciou-se aqui uma nova era na longa história desta Comunidade. Por força administrativa Pires e Limeira se desligaram de Rio Claro. Fato amplamente lamentado. Dado os laços de amizade e fraternidade existentes.
No ano de 1981 foi concretado o piso do pavilhão. Durante o ano de 1983 foi formado o Grupo de Canto da Juventude Evangélica Luterana de Pires. Este grupo tem-se apresentado em diversas ocasiões, dentro e fora da Comunidade, mas principalmente nos Cultos.
No dia 04 de março de 1990 foram inauguradas as quatro salas de Escola Dominical e em 19 de dezembro de 1992 foi inaugurada a quadra de esportes.
Por ocasião dos 140 anos da imigração alemã ao Bairro dos Pires, foi realizado em nossa Comunidade em junho de 1992 um culto festivo com a participação da Comunidade da Igreja Evangélica Luterana no Brasil - IELB, fundada também no Bairro dos Pires já há algumas décadas, por irmãos que se desligaram da nossa Comunidade, por motivos de desentendimento.
No ano de 1999 foi demolido o pavilhão antigo, e através de muito empenho da Comunidade foi possível construir um novo pavilhão em estrutura metálica. Foi possível também fazer nova cobertura na cozinha e na parte dos fornos.
Pastores que passaram pela Comunidade: P. Johann Jacob Zink; P. Friedrich Müller; P. Theodor Albert Koelle; P. Otto Eugen Jung; P. Wilhelm Wilms; P. Johannes Raspe; P. Karl Johannes Georg Müller; P. Gerhard Johannes Paul Graetz; P. Oscar Henning; P. Mauri Kappel; P. Renato Gerber; P. Antonio Carlos Behrens; P. Germanio Bender e novamente P. Renato Gerber.
 

 


Autor(a): Willy Quandt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Limeira (SP)
ID: 24396

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br