Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Carta Aberta do Conselho Sinodal de Diaconia do Sínodo MT

20/05/2020

Carta Aberta do Conselho Sinodal de Diaconia
Às Paróquia e Comunidades do Sínodo Mato Grosso

       Com alegria gostaríamos de saudar a todos e todas vocês com a Palavra Bíblica que é Lema para esta semana. No Evangelho de João 14.23 Jesus Cristo diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viveremos para ele e faremos nele morada. Como Conselho de Diaconia, entendemos que guardar a Palavra de Deus é muito mais do que um exercício espiritual, senão que concreto - através da vivência real e prática do Evangelho.

       A covid-19 afeta a vida de toda a humanidade e também as nossas comunidades, de forma direta e/ou indireta. São tempos diferentes e difíceis! E mais do que nunca somos chamados e chamadas a exercitar a Palavra de Deus, dando testemunho público de como nós, enquanto Igreja, podemos demonstrar nossa importância e relevância para a sociedade. Assim, queremos instigar a vocês membros, lideranças, presbitérios, ministras/ministros e comunidades, sobre como auxiliar sua cidade, seu bairro e sua própria comunidade.      

 Em nossa última reunião, fizemos um levantamento sobre as ações que já vem sendo realizadas e outras ações que são possíveis de realizar. Queremos compartilhar estas ações com vocês para motivá-los e motivá-las para o Testemunho Diaconal.   

   Como Conselho de Diaconia queremos motiva-los para o cuidado e o olhar atento aos que sofrem – queremos motiva-los para a prática do a mor e da misericórdia.

       Abaixo, encaminhamos sugestões de algumas ações possíveis de serem praticadas:

- Confecção de Máscaras: Motive pessoas para que possam doar tecidos e outras que tenham o dom, possam confeccionar máscaras. Elas têm sido uma grande aliada no cuidado e na prevenção da propagação do vírus.
- Arrecadação de alimentos: neste tempo muitas famílias ficaram sem emprego ou tiveram redução salarial, fragilizando ainda mais a situação econômica. Mobilize pessoas e organize o recolhimento e a doação de alimentos.
- Doação de Roupas: roupa é uma das grandes necessidades humanas. Faça campanhas de doação. Mobilize a arrecadação e faça parcerias com hospitais, ancionatos, casas de apoio, abrigos, etc.
- Visitas virtuais: Marque e agende uma conversa ou um chimarrão virtual utilizando vídeo chamada. Tecnologias como WhatsApp, Facebook, Skype, Zoom, entre outras, estão disponíveis para todas as pessoas. Lembre de que mesmo em isolamento podemos estar próximos virtualmente uns dos outros.
- Atenção ao compartilhar: cuidado com as mensagens que são compartilhadas. Verifique a procedência e a real relevância da notícia, já que existem muitas informações que não são verdadeiras. Compartilhe mensagens que animam, inspiram e ajude pessoas e não aquelas que trazem confusão, medo e revolta.
- Uso do Celular: utilize o celular como uma ferramenta de cuidado. Visto que muitas pessoas ainda não têm acesso a internet, faça ligações! Lembre de que ele também serve para fazer chamadas. As vezes o tom de voz comunica mais do que o conteúdo de muitas mensagens. Por isso, ligue para amigos e amigas, e não esqueça das pessoas que a tempo você não tem contato. Não espere somente pelo ministro! Cada pessoa é responsável por manter a proximidade mesmo em tempo de isolamento.
- Canais de diálogo: Crie canais de escuta e de diálogo entre pessoas de sua comunidade. Um canal para partilhar e compartilhar sobre o que elas estão sentindo. E, se for preciso ajude as pessoas para procurar seu ministro/ministra ou algum profissional da saúde.

       Estas são apenas algumas sugestões de ações que já vem sendo realizadas em nosso Sínodo e que podem auxiliar a sua comunidade na organização das ações diaconais. Estude-as com carinho e analise a possibilidade de colocar algumas delas em prática.

       No desejo de que Deus abençoe sua comunidade, nos despedimos sob o cuidado do Criador.

       Diácono Vanderlei Hüther
       Em nome do Conselho Sinodal de Diaconia do Sínodo Mato Grosso. 


Autor(a): Diác. Vanderlei Hüther - Conselho Sinodal de Diaconia/ SínodoMT
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
ID: 56730

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br