Meditação da semana: Se Deus quiser ...

30/12/2020

Um ano passou. Outro se inicia. De um ponto de vista podemos dizer que é um ano a mais. De outro, que é um ano a menos. Tudo depende da forma como olhamos. Este é um momento importante para avaliarmos nossa vida, ver o que fizemos, ver o que deixamos de fazer e o que precisamos deixar de fazer. É tempo de refletirmos: O que nos espera neste novo ano? O que será que vai acontecer em nossa casa, em nossa família, em nosso trabalho? Como será a vida em 2021?

 Planejar é muito bom. É necessário. É ser prudente e não deixar as coisas simplesmente acontecerem para depois reclamar por não terem acontecido como queríamos. Deus nos deu inteligência e sabedoria para planejar. Por ter nos criado assim dizemos: Obrigado Senhor!

 Contudo, não podemos deixar de dar atenção ao aviso dado por Tiago no capítulo 4 de seu livro. Já naquela época muitas pessoas diziam: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro” (v.13). Ainda hoje muitas pessoas agem assim. Entretanto, Tiago afirma: “Vocês não sabem como será a sua vida amanhã.” E realmente não sabemos. Nem sequer se estaremos vivos. E continua: “Vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece” (v.14).

 Diante dessa nossa fragilidade e incapacidade de vivermos por conta própria, Tiago arremata: “O que vocês deveriam dizer é isto: Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.” (v.15).

 Eis aí uma forma bonita de vivermos em 2021. Tudo o que temos e somos pertence a Deus. Reconhecer isso é sinal de sabedoria e fé. Não podemos prever o futuro. Mas podemos confiar em Deus. Somos chamados a empenhar-nos a cada momento, afastando-nos de tudo aquilo que nos cega e nos afasta da presença de Deus. Animemo-nos a orar mais, depender mais de Deus e não agir por nossas forças.

 Neste novo ano precisamos reencontrar o amor ao próximo, abandonar o egoísmo. Temos de prometer menos e agir mais, viver das promessas e não de promessas, falar menos e ouvir mais. Nossas ações não devem ter como alvo os aplausos das pessoas, mas fazer tudo para glorificar e servir a Deus.
 Por isso diga para você mesmo: Sim! Se Deus quiser... Que este seja o lema de nossa vida e de nossos planos.

Oração: Senhor. Neste ano rogo que estejas a minha frente para indicar-me o caminho certo. Estejas ao meu lado para abrigar-me e proteger-me em teus braços. Estejas abaixo de mim para acolher-me quando cair e para livrar-me do perigo. Estejas em mim para consolar-me quando estiver triste. Estejas ao meu redor para defender-me quando outros me atacarem. Estejas acima de mim para abençoar-me. Sim… Seja como o Senhor quiser... Amém.

P. Charles Werlich
Linha Pinheiro Machado

 

COMUNICAÇÃO
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br