Meditação da semana: Testemunhe!

10/12/2020

“Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a Luz, mas veio para que testificasse da Luz” João 1.6-8

No tempo de Advento somos levados a refletir sobre a figura de João Batista. Ele tinha a tarefa de preparar o caminho para o Salvador Jesus Cristo, como evidenciado no evangelho de João ele não era o Cristo, mas uma testemunha do Cristo. Sua vida e obra foram impactantes em sua geração, tanto que é mencionado pelos quatro evangelhos. Sua mensagem consistia na pregação do arrependimento, inclusive praticava o batismo de arrependimento como sinal visível da conversão. Seu anúncio principal era a vinda do Reino de Deus, confirmada na vida e obra de Jesus Cristo.

O texto nos ensina que João Batista é enviado de Deus e assim o devemos considerar. Como tantas vezes também nós somos enviados como mensageiros de Deus neste mundo. Temos essa confirmação nas palavras do próprio Jesus quando Ele diz: “E sereis minhas testemunhas...” At 1.8, com isso aprendemos de João Batista a fidelidade com o Cristo e sua palavra, essa fidelidade custou a sua vida. Devemos, como Igreja, nos apropriar desse exemplo, e nos colocarmos como testemunha fiel do Evangelho, diante das mais diferentes situações.

O fim último de todo o testemunho de João Batista está claramente descrito pelo evangelista João, para que as pessoas viessem a crer por intermédio de Jesus. Essa continua sendo a tarefa da Igreja, como testemunhas vivas, caminhamos nas pegadas de João Batista. O “crer” aqui descrito é o comportamento da pessoa diante da revelação da luz de Deus. Com isso não basta apenas tomar conhecimento da luz, é fundamental aceitar a luz com fé e se comprometer com sua mensagem. As palavras expressas pelo evangelista colocam que somente por intermédio dele (Jesus Cristo) recebemos a luz de Deus. Isso é o nosso Natal. É necessário que diante de um mundo tão confuso deixemos isso claro.

Por fim, quero deixar os seguintes questionamentos: Em nossas comunidades somos testemunhas da luz de Deus? Nossas atividades e programações refletem esse testemunho?

Oração: Bondoso Deus, te agradecemos pela tua palavra que nos fortalece no testemunho. Te agradecemos, pois mesmo em meio a tempos tão difíceis Tu tens nos sustentado pela fé. Nos ajuda a compreender qual é a tua vontade para a nossa vida. Assim nós oramos e agradecemos no nome santo de Jesus.

Amém!

P. Marciano Schlosser
Portão
    

COMUNICAÇÃO
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br