Habilitação ao Ministério com Ordenação



ID: 2864

Em Itapoá, a chegada da Família Kaizer de Oliveira...

17/08/2019

aAutoApresentação
Alba
Altar01
Apresentação
AtoOficial
Bênção
Buffet
Buffet01
Confraternização
Doces
Documentação
Duplinha
Família
Família01
Galinhada
Interação
Louvor
Louvor01
Meninas
NoSom
Otávio
Otávio01
Palavra
PalavraPastoral
PovoLuterano
Pregação
Sobremesas
1 | 1
Ampliar

Cada um fique na vocação em que foi chamado.
1 Cor 7.20

No dia 17 de agosto de 2019 fui apresentado como candidato ao ministério ordenado na Comunidade de Itapoá, Paróquia de Garuva, Santa Catarina. Durante a apresentação no culto tive a oportunidade de contar um pouco de minha trajetória e da família.

Há 18 anos atrás, em 31 de dezembro de 2002, sai da casa de meus pais e irmãos, da pequena Comunidade Luterana de Funil, Conceição de Ipanema, Minas Gerais, em direção a São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Aprendi a sonhar junto com a comunidade de Funil o chamado ao serviço pastoral. Ainda com cara de menino, com o jeito peculiar de caipira do interior mineiro, iniciei os estudos de Teologia na Faculdades EST. Ao longo dos estudos e da vivência da comunidade da EST, aprendi um pouco sobre o evangelho e de como contextualizá-lo no nosso tempo e contextos. Conheci professores e colegas, com os quais vivenciei muitas experiências e conhecimentos que me ajudaram a amadurecer e reforçar o sentimento da vocação.

Neste período também conheci a minha companheira de vida, Rosângela, por um destes caminhos misteriosos de Deus, pois somos mineiros que se conheceram em outro estado, em São Leopoldo/RS. Rosângela e eu nos casamos em 2008 e iniciamos a construção de uma família, que cresceu com a vinda do João Emmanuel em 2011 e com a pequena Dandara, nascida em 31 de agosto de 2018.

Um dos conhecimentos importantes que aprendi nos estudos da teologia luterana foi o de que a passagem pela EST deveria sair dos muros da faculdade e acontecer na vida da cidade, do contexto onde vivíamos. Muito em razão disso continuei minha formação em teologia pesquisando, no Programa de Pós-Graduação da EST, temas relacionados à vida das comunidades da IECLB no Mestrado. Temas como a produção de alimentos e a sustentabilidade da Criação. Na sequência, no doutorado, a relação entre a comunhão de mesa que conhecemos em Jesus (Ceia) e as formas como vivenciamos a comensalidade e o comer nos dias de hoje.

Ao encerrar este ciclo em São Leopoldo, retomei o sonho de seguir a vocação ao ministério pastoral. E agora, início este período de habilitação na Paróquia de Garuva/Comunidade de Itapoá, sob as palavras de boas vinda do mentor, Pastor Euclécio Schieck, dos membros da comunidade e do Pastor Sinodal, Claudir Burmann, que transmitiu mensagem de encorajamento e sobre a importância de testemunhar o olhar misericordioso de Jesus, assim como vemos no caso da cura da mulher encurvada (Lc 13.10-17).

Nesta nova etapa da minha caminhada e da família, nos sentimos muito felizes por estarmos sendo bem recebidos e também pela oportunidade de contribuir e aprender participando da vida das comunidades da Paróquia de Garuva, especialmente de Itapoá. Nos sentimos abençoados por Deus e agradecidos por vivenciarmos este momento, e desejosos de um produtiva caminhada conjunta; com a qual estarei sempre em humilde e firme disposição.

Willian Kaizer de Oliveira

Fotos: P. Claudir Burmann, Cacá Schieck e Francine Tromm.
 


Autor(a): PPHMista Willian Kaizer de Oliveira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Ministério / Nível: Ministério - Habilitação
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 10 / Versículo Final: 17
ID: 52884

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br