Ministério com Ordenação



ID: 2681

Vida em Comunidade: lições de um pastor

01/03/2020

Culto de despedida do P. Nilton Giese - Belo Horizonte/MG
Culto de despedida do P. Nilton Giese - Belo Horizonte/MG
Culto de despedida do P. Nilton Giese - Belo Horizonte/MG
Culto de despedida do P. Nilton Giese - Belo Horizonte/MG
Culto de despedida do P. Nilton Giese - Belo Horizonte/MG
1 | 1
Ampliar

Vida em Comunidade: lições de um pastor

O homem não tem porto, o tempo não tem margens, ele flui e nós passamos
Alphonse de Lamartine

Acima de 200 pessoas adultas e 15 crianças estiveram presentes no culto de despedida do pastor Nilton, em Belo Horizonte, com destino a Curitiba. Na formalidade de Desinstalação do pastor Nilton Giese, do Campo de Atividade Ministerial em Belo Horizonte, o Pastor Sinodal Marcos Ebeling reconheceu a importância do ministério exercido pelo pastor Nilton em terras mineiras e reafirmou à comunidade em Belo Horizonte o empenho do Sínodo Sudeste neste tempo de travessia. O culto contou ainda com a participação das queridas pastora voluntária, Aneli Schwarz, e da Diácona voluntária Valdineia Bull, além da música do coral de flautas, “Tocando Pela Vida” composto de jovens oriundas do trabalho diaconal, da Instituição Beneficente Martim Lutero (IBML). Culto este, ministrado em Espírito de contrição e gratidão a Deus pela vida e pelos cinco anos de convívio fraterno e criativo com o pastor Nilton e sua dedicada esposa, Rose.

Logo após a cerimônia de desinstalação, o pastor Nilton foi homenageado por um grupo de crianças do culto infantil. Rodeado por elas, ele, no centro, se colocou a altura delas num círculo de ternura e descontração, mostrando o quanto as crianças amam o pastor. Daí a certeza de que todo seu empenho para fortalecer o culto infantil foi reconhecido por elas.

Esteve presente entre o grande número de pessoas que encheu o templo, um grupo de fiéis da Paróquia católica São João Evangelista e o seu pároco, padre Nédio, reafirmando os laços de amor cristão que une as duas comunidades e que foram fortalecidos com atos de gentileza e companheirismo nesses cinco anos com a liderança do pastor Nilton.

Em nome da comunidade, a presidente e o presidente da IBML enfatizaram a inestimável presença dele, no campo missionário litúrgico e no campo missionário diaconal. O pastor, presente em ambos os campos, nos uniu de forma singela e amorosa, de modo que hoje há uma integração de todas as atividades a serviço de Deus e do próximo: “Não dá para saber onde começa o litúrgico, nem onde começa o diaconal.”

Recorrendo à metáfora do jardineiro, a presidente agradeceu ao pastor que, “ao plantar e cuidar em silêncio o nosso jardim, nos ensina uma lição preciosa e valiosa nos dias de hoje: a paciência do cuidado e a ousadia de semear sonhos e esperança.”

Nos dias em que estamos vivendo, a cultura da violência serve-se de palavras ofensivas e torpes com a naturalidade de um “bom dia”. Tem sido um tempo em que se promove a destruição e não o cuidado com o planeta e os seres vivos - como foi o crime da Vale em Brumadinho e em Mariana, rincões das Minas Gerais.

É preciso que nossa fé e intimidade com Deus nos capacitem a sermos jardineiros. E que nos coloquemos prontos para construirmos em nosso planeta “jardins de justiça e amor para todos e todas.”

A comunidade preparou ainda um almoço comunitário, com mesa farta construída a partir da partilha dos alimentos trazidos por dezenas de pessoas, recheada com momentos de descontração e entrega de presentes. E, para finalizar, um grupo de sete músicos, homens e mulheres da comunidade, apresentou um recital, uma Cantata de Voz, piano e violão, executando peças clássicas de Schubert e Mozart e peças populares, num tempo de reafirmar o quanto, nós luteranas e luteranos, amamos a música como espaço de louvor e encantamento.

Entre a fé e a festa, despedimo-nos de um amorável pastor, pedindo que Deus nos traga uma liderança pastoral, sensível, fervorosa, criativa, impregnada pelos dons do Espírito Santo, para que juntos possamos continuar a nossa jornada de amor a Deus e ao próximo.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Muitos bens não nos consolam tanto quanto um coração alegre.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br