Diaconia e Pessoas Idosas (Instituições)


ID: 2803

Conhecendo a Diaconia no Sínodo Nordeste Gaúcho - Lar OASE - Taquara/RS

O Lar de idosos, inaugurado em 1973, conta com a ativa participação da Comunidade Luterana em suas atividades.

16/06/2022

laroase
capela
Refeitório
Salas de convivência
1 | 1
Ampliar

Desde a última edição do informativo, estão sendo divulgadas as instituições diaconais que estão localizadas no âmbito do Sínodo. Na semana passada, foi trazida um pouco da história do Lar Padilha, que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Hoje, a instituição a ser apresentada é o Lar OASE.

O Lar OASE surgiu por iniciativa de membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Taquara, motivados pelo Pastor emérito Ernesto Fischer, que perceberam a necessidade de atendimento às pessoas idosas da região. Em setembro de 1973, a Comunidade Evangélica de Taquara, adquiriu o prédio do antigo Hospital Sagrada Família, primeira casa de saúde do município, desativado há alguns anos, e transformou-o em um lar de idosos, buscando assim atender a missão da IECLB de forma diaconal, atuando no trabalho com as pessoas da terceira idade. Desde a fundação do Lar, a OASE sempre foi muito participativa e atuante. Assim, em forma de homenagem, a Instituição recebeu este nome.

Na década de 80, a Instituição foi ampliada, pois à época, a instalação não tinha mais capacidade para comportar o número de residentes. Deu-se início à construção da ala nordeste, com elevador, apartamentos com banheiro privativo e sacada, além de um amplo refeitório.

No Lar, são realizados cultos semanais, meditações, ginástica, dança sênior e atividades recreativas diversas. Os serviços de enfermagem acontecem 24 horas por dia, atendendo os idosos de acordo com suas necessidades físicas e intelectuais, respeitando suas crenças, culturas e histórias de vida. A Instituição dispõe de nutricionista, que propõe uma alimentação de acordo com as necessidades e os gostos de cada morador e moradora.

Ao chegar ao Lar, sugere-se que cada idoso traga consigo seus pertences, preservando sua história, os frutos de seu trabalho e suas memórias afetivas. Atualmente, residem no Lar OASE 52 idosos, vindos de diversos municípios do Rio Grande do Sul e de outros estados.

O Lar está de portas abertas para receber visitas de grupos, familiares ou individuais.

Para mais informações sobre o lar, entre em contato:
Telefone: (51) 3542-1025 / WhatsApp (51) 9 9530-4809
E-mail: taquaralaroase@gmail.com
Endereço: Rua Dr. Edmundo Saft, 3140, Bairro Sagrada Família, Taquara/RS.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br