Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Conhecendo a Diaconia no Sínodo Nordeste Gaúcho Tenda da Misericórdia

O projeto foi apresentado no Dia da Igreja do Sínodo Nordeste Gaúcho realizado em 2017 e tem a ideia de auxiliar pessoas em situação de sofrimento.

28/07/2022

1 | 1
Ampliar

A Tenda da Misericórdia é um projeto da Diaconia do Sínodo Nordeste Gaúcho, apresentado pela primeira vez no Dia da Igreja em 28 de maio de 2017. Em uma estrutura móvel, a proposta é levar ao público visitante as sete obras de misericórdia, baseadas no texto bíblico de Mateus 25. 31-40. Neste texto, Jesus fala que Ele teve fome e foi alimentado, teve sede e foi saciado, foi preso e o visitaram, ficou enfermo e foram lhe ver, era forasteiro e lhe acolheram; tudo isto fizeram a um de seus filhos e filhas que passam por estas situações de sofrimento na Terra.

Cada uma das estações prevê atualização do tema para nossos dias, abordando temas como a fome vivida diariamente, a sede e o descaso com o cuidado com a água; o frio que pessoas passam por não ter roupas; a falta de uma moradia digna; a morte gerada dia a dia; pessoas enfermas e isoladas em suas casas precisando de cuidado, atenção e visita; e ainda o desafio de um trabalho junto a prisões ou pessoas aprisionadas pelas amarras da violência doméstica.

Além do Dia da Igreja em 2017, a Tenda da Misericórdia marcou presença também no XXIV CONGRENAJE, em Teutônia, no ano de 2018, que teve como tema “Vida digna: nosso compromisso”, e como versículo lema a passagem bíblica que se encontra em Mateus 25.45b: “Todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar”. No congresso, entre as pessoas visitantes, notou-se diferentes testemunhos e atitudes, mas percebeu-se, principalmente, que é difícil alguém realizar o percurso sem fazer uma reflexão sobre o tema abordado, uma vez que todas as pessoas buscam por uma vida digna. A repercussão da Tenda da Misericórdia foi muito positiva.

Em virtude da pandemia de COVID, nos últimos dois anos ainda não ocorreram eventos onde fosse possível realizar a ação. Porém, pretende-se retomar o projeto e levá-lo a eventos de âmbito sinodal e também expandi-lo a outros Sínodos da IECLB.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br