Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Conselho Deliberativo da FLD se reúne por videoconferência para sua XXI Assembleia Ordinaria

13/05/2020


A XXI Assembleia Ordinária do Conselho Deliberativo da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) aconteceu na manhã do dia 13 de maio, por meio de videoconferência, com o apoio logístico da Secretaria Geral da IECLB. Participaram as oito conselheiras e os nove conselheiros, representando os 17 sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), bem como a membresia nata, formada por representação da Coordenação de Diaconia e Inclusão, Conselho da Igreja e da Secretaria Geral da IECLB.

Também participaram a diretoria e coordenação ampliada da FLD, coordenações de COMIN e CAPA, representantes dos conselhos de COMIN e CAPA, secretaria, assessoria jurídica e contábil. A assembleia foi presidida e coordenada por Alecio Patzlaff, presidente do Conselho, representando o Sínodo Nordeste Gaúcho. O conselho deliberativo analisou e aprovou os relatórios narrativo, financeiro e orçamento 2019 e o plano de ação e orçamento 2020.

A pastora Cibele Kuss, secretária Executiva de FLD-COMIN-CAPA, apresentou o Relatório Narrativo 2019, ressaltando os resultados alcançados nas áreas de incidência, com a participação da instituição no Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), e em ações internacionais junto à União Europeia. Na área programática, o destaque foi para os processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) e para os resultados do Programa de Pequenos Projetos (PPP). As coordenações de CAPA e COMIN salientaram os alcances e desafios nos campos da defesa dos direitos indígenas e da promoção da agroecologia.

O pastor Marcos Bechert, secretário geral da IECLB, manifestou-se em apoio e reconhecimento ao trabalho diaconal apresentado: “Os desafios gerados pelo contexto da pandemia impactaram o plano de ação 2020 e preocupam de sobremaneira a sustentabilidade diaconal e financeira da FLD-COMIN.CAPA. Algumas iniciativas, que já estão em curso, incluem apoios a projetos via editais e apoios pontuais, além da distribuição de cestas básicas à famílias em situação de vulnerabilidade social, como comunidades indígenas, kilombolas, assentamentos e acampamentos da reforma agrária, empreendimentos econômicos solidários e cooperativas e associações de catadoras e catadores de materiais recicláveis do Rio Grande do Sul e do Paraná.

A diaconia transformadora de Jesus é misericórdia, compaixão e coragem alentadora para o trabalho em 2020. O acompanhamento e apoio de conselheiras e conselheiros são imprescindíveis para atravessarmos esse difícil momento. Deus é nosso guia.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
REDE DE RECURSOS
+
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br