Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

FLD abre os Editais 2019 - Justiça Econômica, Justiça Socioambiental, Direitos e Diaconia

11/03/2019

Editais
Edital FLD I 2019
Edital FLD II 2019
Edital FLD III 2019
Edital FLD IV 2019
1 | 1
Ampliar

 

Estão abertos os Editais 2019 do Programa de Pequenos Projetos da FLD, que buscam fortalecer movimentos, redes e coletivos de mulheres, na defesa dos territórios tradicionais, dos bens comuns, da efetivação de políticas públicas e da defesa da democracia

Objetivos de cada edital

Justiça Econômica

- Apoiar ações de fortalecimento das mulheres de empreendimentos econômicos solidários por meio de atividades de formação e incidência, tendo em vista a justiça de gênero, o acesso às políticas públicas, e a participação plena e efetiva na gestão dos empreendimentos e nos espaços de controle social.

Justiça Socioambiental

- Fortalecer grupos da agricultura familiar agroecológica, de assentamentos da reforma agrária, de mulheres rurais e de Povos e Comunidades Tradicionais, para que atuem por uma justiça socioambiental no bioma Pampa, na perspectiva da gestão democrática com justiça de gênero.

Direitos

- Fortalecer movimentos e redes que atuam na defesa de direitos e pela democracia.

Diaconia

- Contribuir para o fortalecimento da atuação das instituições diaconais, da qualificação das equipes, da articulação em redes e da incidência.

Os editais estão disponíveis abaixo, para download. Os projetos devem ser elaborados e envidados por meio de formulário eletrônico, disponível no endereço projetos.fld.com.br/requerente.

Importante:

- A data limite para o envio de projetos é dia 12 de abril de 2019, às 23h59min, horário de Brasília (DF).
- O prazo para execução do projeto é de 6 meses – de junho a novembro.
- Mais informações e dúvidas, pelo email pequenosprojetos@fld.com.br ou pelo fone 51 3225 9066.

Para a elaboração dos projetos, os seguintes aspectos deverão ser considerados:

Justiça de gênero

Para a FLD, Justiça de Gênero é a existência de relações de poder igualitárias entre mulheres e homens e a eliminação dos sistemas institucionais, culturais e interpessoais de privilégio e opressão que fundamentam a discriminação. A justiça de gênero é compreendida na interseccionalidade com geração, etnia, classe social e orientação sexual.

Gestão democrática com justiça de gênero

Compreende processos coletivos de participação efetiva de mulheres e de homens, na tomada de decisões estratégicas e cotidianas, na definição de um conjunto de compromissos e de direitos e na construção de saberes e de conhecimentos, promovendo relações de gênero justas e igualitárias, gerando acesso de modo equilibrado a espaços de poder e governança.

Justiça socioambiental

Justiça Socioambiental, no entendimento da FLD, é a efetivação de uma sociedade que respeita a sociodiversidade, a biodiversidade e a geodiversidade, com equidade de condições e de oportunidades para a plena existência, incluindo todas as subjetividades. Ela envolve necessariamente a construção de um novo paradigma planetário. Nessa compreensão, as dimensões econômica, política, social, cultural, sexual, ambiental e espiritual são indissociáveis e devem ser consideradas em todos os seus processos de atuação — de forma interconectada — em busca por outras realidades, que considerem a humanidade como parte integrante da vida no planeta.

Incidência

Incidência é um conjunto de atividades estratégicas para influenciar em processos de tomada de decisões sobre políticas públicas, leis, regulamentos, normativas e estruturas, com o objetivo de abordar as causas fundamentais de injustiça. Compreende atividades como pesquisas, campanhas, eventos públicos, grupos de pressão, participação em fóruns da sociedade civil e participação em conselhos de direitos. Nos conselhos é exercido o controle social, nas dimensões de formulação, deliberação, monitoramento, avaliação e financiamento das políticas públicas, bem como a garantia dos direitos humanos, em âmbito federal, estadual e municipal. É fundamental que nos processos de incidência seja garantida a participação plena e efetiva das mulheres em todos os níveis de tomada de decisão.

Os temas dos editais têm interface com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando:

ODS 1 – Erradicação da pobreza
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável
ODS 5 – Igualdade de gênero
ODS 10 – Redução das desigualdades
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
ODS 14 – Vida na água
ODS 15 – Vida terrestre
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Veja em anexo:

• EDITAL FLD I / 2019 - JUSTIÇA ECONÔMICA
• EDITAL FLD II / 2019 - JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL
• EDITAL FLD III / 2019 - DIREITOS
• EDITAL FLD IV / 2019 - DIACONIA
• FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DA FLD
• ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE PROPOSTAS PARA FLD
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br