Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Projeto Almofadas do Coração

Iniciativa quer auxiliar, através da confecção e doação de almofadas, na recuperação de pessoas em tratamento de câncer de mama

05/05/2022

1
2
3
1 | 1
Ampliar

Jesus disse: Eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (João 10.10)

O projeto Almofada do Coração (Heart Pillow Project, em inglês), iniciou nos Estados Unidos e foi divulgado por Janet Kramer Mai, especialista em câncer de mama, do “Erlanger Breast Resource Center”, em Chattanooga, Tennessee. Janet Kramer Mai, após ter passado por uma cirurgia de câncer de mama em 2002, e ter testado o conforto que a Almofada do Coração traz, decidiu que faria todo o possível para que cada paciente recebesse uma almofada após a cirurgia.

O que são “almofadas do coração”? As almofadas possuem esse formato em coração com o centro em U para melhor encaixe entre o braço e a axila. Uma das principais funções da almofada do coração é diminuir a dor no local pós mastectomia: colocada sob as axilas, neutraliza a dor pós-cirurgia e serve de suporte ao ombro, removendo a pressão do braço e/ou do peito, proporcionando alívio de pressão sobre local. Além de oferecer suporte físico, a almofada proporciona também apoio emocional.

Inspirado no exemplo da idealizadora, o projeto se espalhou por grande parte da Europa e chegou ao ao Brasil pela Sra. Ondina Almida Posiadlo, membro ativa da Sociedade Feminina Missionária da Igreja de Deus no Brasil, em Curitiba. Em sua visita à Alemanha, ela participou do trabalho de um grupo de voluntárias, onde a experiência deu muito certo e já beneficiou muitas mulheres. Em Curitiba, outros grupos de mulheres ingressaram no projeto e passaram a desenvolver almofadas. Ana Paula Alcântara está à frente do projeto que hoje se chama PAC (Projeto Almofadas do Coração) produzindo as almofadas para atendimento das pacientes do Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento do câncer em Curitiba; pessoas de todo o Brasil fazem contato pedindo as almofadas. As almofadas são doadas, sem custo algum.

O Projeto Almofadas do Coração surgiu como uma proposta do Conselho Intersinodal da Programação Evangélico Luterana da Rádio União e visa se multiplicar no âmbito dos sínodos envolvidos com a Rádio União - Nordeste Gaúcho, Rio dos Sinos, Sul-Rio-Grandense e Vale do Itajaí.

A partir do projeto, quer-se arrecadar recursos através de doações e mão de obra para confeccionar almofadas para serem distribuídas a pessoas em tratamento de câncer de mama, auxiliando em sua recuperação.

A ideia é que o projeto seja divulgado e entre em execução ao longo dos próximos meses. A expectativa é que as almofadas sejam entregues em outubro - mês em que se lembra da importância da prevenção e combate ao câncer de mama. Poderão ser estabelecidas parcerias com as Ligas Femininas de Combate ao Câncer municipais, além das parcerias com comunidades e/ou instituições.

Formou-se uma equipe de trabalho com representantes dos quatro sínodos envolvidos. O Diác. Me. Dionata Rodrigues de Oliveira foi indicado como representante do Sínodo Nordeste Gaúcho, e a Pa. Cleide Schneider, como responsável por parte da programação religiosa da rádio é a responsável pelo andamento do projeto.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br