Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Encontro sobre Educação Cristã Contínua no Sínodo Paranapanema

29/08/2020

Encontro_ECC
Encontro_ECC_I
Encontro_ECC_II
Encontro_ECC_III
1 | 1
Ampliar

Sábado, dia 29 de agosto, o Sínodo Paranapanema realizou o Encontro Online da ECC, com o tema “Viver o batismo em tempos de pandemia”, e que contou com a participação de, aproximadamente, 50 pessoas.

Elizabeth Flemming, da Coordenação Sinodal de Educação Cristã Contínua, deu as boas vindas e, depois de algumas orientações de ordem técnica, passou a palavra ao P. Odair Braun, Pastor Sinodal, que fez uma significativa meditação. Durante a sua fala, o pastor fez um link entre a escolha do tema do ano da IECLB – Viver o Batismo – e a realidade em que se transformou o ano de 2020. Sim, de março para cá, o “ir e dar frutos” teve que se adaptar a um novo caminho, para nos manter conectados a Deus, pela fé e pelo Seu amor. Para um cristão, “Viver o Batismo” não é um evento isolado que se arquiva na memória; é rotina do dia a dia.

Em seguida, a Pa. Vera Regina Waskow, da Paróquia Cristo Salvador, de Curitiba, a partir da sua consistente caminhada no trabalho com crianças e na organização de culto infantil, apresentou orientações teológicas e dicas técnicas, para um grupo visivelmente motivado e formado por ministros e ministras, orientadores(as) de culto infantil e outras pessoas interessadas.

Com o novo jeito de ser igreja que a pandemia nos fez descobrir, era preciso trazer um pouco de formação na área da tecnologia e dos recursos midiáticos mais adequados. Essa tarefa coube a Tobias Mathies, profissional na área de comunicação e jornalismo e que, gentilmente, compartilhou um pouco do seu conhecimento, das orientações mais básicas às sugestões de ferramentas e aplicativos disponíveis. Apesar da ênfase para o culto infantil, os recursos servem, também, para qualificar as produções audiovisiuais voltadas para outros públicos.

No final da manhã, durante o tempo reservado para relatos espontâneos e considerações finais, o grupo foi surpreendido com mais uma integrante. A Pa. Silvia Beatrice Gentz, presidente da IECLB, a convite do P. Odair, entrou na “sala”, acompanhou um pouco da conversa, fez um breve depoimento com elogios à iniciativa e, em seguida, conduziu a todos em oração.


Está muito interessante e abençoado, o encontro! Ótima iniciativa!


Que mensagem maravilhosa! Muito agradecida por poder participar com vocês hoje!


...Estou atrás de aprendizado para conhecer e mexer nas midias. GRATIDÂO! Estou amando a oportunidade de poder estar aqui, aprendendo, com vocês...


                                                                                             (algumas das manifestações feitas pelo chat, durante o encontro)


Inspirados em uma dessas muitas manifestações, reiteramos: a mensagem deve se sobrepor à ferramenta. Façamos, então, da Bíblia, a principal e insubstituível ferramenta!
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
REDE DE RECURSOS
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br