Formação Teológica


ID: 2663

Oratória e comunicação

16/02/2019

turma ctp
treinando a leitura em público
tecnicas de respiração
liturgia
orotória
mensagem do culto
Jornalista Milton Vanderlei Lemke
exercícios para a voz
assessoria
momento da celebração
culto
celebração do culto
dicção
agradecimento P. Valdemar e esposa Lorene pelo apoio e presença no grupo do CTP
as cozinheiras do encontro
P. Leandro pela convivencia
1 | 1
Ampliar

Deus criou o Universo por meio da fala, e você está apto a falar?

Este foi o tema desafio da 9ª etapa do Curso de Teologia Popular (CTP) realizado na Casa de Retiros Martin Lutero do Sínodo Uruguai em Ipira - SC nos dias 16 e 17 de fevereiro. A capacitação foi ministrada pelo jornalista Milton Vanderlei Lemke, da qual participaram 17 cursistas de cinco Paróquias do Sínodo.
 Esta etapa teve como objetivo melhorar e aperfeiçoar a comunicação das lideranças com o público nas atividades das comunidades. No curso o palestrante falou da importância da comunicação onde nada é proibido, tudo é permitido, mas nem tudo é eficaz. Foram apresentadas as principais técnicas de oratória, tais como: postura, domínio do assunto, dicção, empatia, gestos, simpatia, mas principalmente o amor pela fala. O professor ressaltou que todos podem desenvolver a habilidade da expressão oral.
Esta edição do CTP iniciou em março de 2018, e conta com total de 16 etapas, com término previsto para novembro de 2019. Esta já é a 12ª edição do curso cuja principal finalidade é formar lideranças afim de atuar nas comunidades do Sínodo. Desde então já se formaram aproximadamente 350 pessoas. A formação possui parceria da Escola Superior de Teologia (EST) de São Leopoldo-RS e da Convivência da Igreja Evangélica da Alemanha. A realização é do Conselho de Formação e Diaconia do Sínodo Uruguai, coordenado pela Diácona Cátia Berner.
Além de comunicação e oratória, os alunos também aprendem sobre História Eclesiástica, Conhecimento Bíblico-Teológico, Antigo e Novo Testamentos, Questões Práticas sobre Celebrações, Cultos, Visitação, Diaconia entre outros.
Conforme relatos a turma está entusiasmada e animada com os temas abordados e já convida para próxima edição do CTP que inicia em março de 2020. É uma oportunidade para aperfeiçoar os seus dons e conhecimentos para servir na comunidade, ajudar o próximo e anunciar o Evangelho.

Alunos do Curso Teologia Popular  2018-2019
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br