Missão com Pessoas Idosas



ID: 2782

Bethesda completa 85 anos em Pirabeiraba - Joinville/SC

16/12/2019

 

O Ancianato Bethesda completou 85 anos de fundação no dia 16 de dezembro. Fundado em 1934 pelos pastores Karl Müller e Wilhelm Dommel, o Bethesda está localizado no distrito de Pirabeiraba, e é o mais antigo lar de pessoas idosas da região de Joinville. A casa abriga uma centena de pessoas em uma espécie de residencial, que tem quartos e apartamentos, ao lado de toda a infraestrutura de atendimento de hotelaria e enfermagem. Com os estatutos aprovados em 1934, o residencial começou a funcionar em 1936, com moradores ajudando a cuidar dos animais e da horta.

Nos anos 1950, já com meia centena de moradores o Berthesda passou a ser administrado pelo pastor Georg Burger e a esposa Elisabeth. Nesse período, entre outros, um hospital foi erguido ao lado do ancianato.

Mais tarde, a instituição foi assumida pelo filho de Georg, o também pastor Hans Burger, que administrou a casa por mais de 40 anos, ao lado da diácona Regina Krause. Durante o período, o Bethesda teve apoio da prefeitura de Joinville e do prefeito João Colin. Atualmente, o pastor Hans Burger é um dos moradores do Bethesda e a diácona Regina dirige a instituição.

Hoje, o Bethesda é uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), com centro de convivência integral e moradia. Para os moradores há serviços de médico, nutricionista, enfermeiros, fisioterapeutas, educador físico, assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Uma das marcas que acompanha a instituição e a notabilizou em todo o Brasil e no mundo é a Dança Sênior. Trazida ao Brasil na década de 1980 por Christel Weber, e impulsionada na instituição e no Brasil a partir de 1982 pela diácona Regina Krause, a modalidade de atividade para pessoas de idade forma orientadoras e incentiva a criação de grupos. Hoje a Dança Sênior acontece em oito regiões do Brasil e 13 países em todo o mundo.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br