Missão com Jovens



ID: 2751

Jovens do Sínodo Sudeste se reúnem em retiro

21/06/2019

1 | 1
Ampliar

O 5° Retiro Sinodal da Juventude Evangélica do Sínodo Sudeste aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2019 em Itaboraí, no Núcleo Rio de Janeiro, com o tem “Jovens em Ação”. A proposta temática motivou para a visão da diaconia dentro e fora das comunidades, nesse propósito foi usado o versículo de “Mateus 20.26: Quem quiser ser importante, que sirva aos outros”.

A música do retiro foi muito animadora, muitos jovens trouxeram seus instrumentos, juntos eles tocaram durante o evento e deram muito apoio a todas as palestras e dinâmicas, muitos deles nem se conheciam antes do retiro, e mesmo assim, o louvor foi um sucesso.

No primeiro dia a pastora Daiane Bottcher e a jovem Bibiana Strottmann, da paróquia do Vale do Paraíba, trouxeram uma dinâmica de apresentação que incentivou o trabalho em grupo e a empatia a pessoas com necessidades especiais.

Em seguida, o pastor Francisco Santos, da paróquia Esperança, ministrou uma palestra abrindo o tema do retiro, jovens em ação onde foi feito um convite para que os jovens montassem um cartaz de Guia Comportamental com palavras que expressam boa convivência e sobre como essas ações descritas podem fazer a diferença em nossas comunidades, paróquias e no cotidiano secular.

Após a palestra houve a possibilidade para que os jovens escolhessem quatro temas para a prática da palestra: ecologia, mídias sociais, cultura da paz e música.

Após o tempo de reflexão e palestras começaram as gincanas com muitas brincadeiras em grupos, onde cada grupo era dividido por cores e cada brincadeira valia pontos.

Fechamos o primeiro dia com uma meditação noturna feita pelo pastor Tiago Jaske, da paróquia de Guarulhos.

No segundo dia as atividades foram iniciadas com a meditação da manhã feita pelo jovem Carlos Mariano, da paróquia Esperança (Niterói), com o texto de “Isaías 58:1-12”. Seguindo o término da meditação as jovens Isabela Muller, da paróquia ABCD, e Larissa Ushino, da Paróquia Centro de São Paulo, apresentaram o projeto Juventudes Transformadoras, que teve como proposta do ano elaborar atividades entre juventude e pessoas idosas.

Em seguida o Pastor Jan Meyer, da Paróquia Rio de Janeiro Norte, fez a palestra de Diaconia onde apresentou seu trabalho com atividades com pessoas idosas.

Depois da palestra houve a formação de 3 grupos com temas sobre empatia, missão nos grupos de juventude e dinâmica musical. À tarde teve continuação da gincana e depois teve tempo livre para que os jovens aproveitassem o local.

Na meditação da noite a jovem Bibiana trouxe uma reflexão sobre como Deus é a solução para nossas vidas. Após a meditação o pastor Gerson Acker, da paróquia de Nova Friburgo, conduziu os jogos noturnos com objetivo de montar um quebra-cabeça em que continha o versículo: “Até o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20:28”.

No terceiro dia houve uma introdução com louvor, logo após o jovem Carlos Mariano iniciou a meditação com o texto de “Atos 2:43-47”. Em seguida o Pastor Gerson trouxe a palestra Servindo a Cristo nas comunidades, fazendo-nos perceber o tema da diaconia na liturgia do culto e em outras atividades com grupos.

O culto de encerramento foi conduzido por todos os jovens, onde cada um pode contribuir com uma parte da liturgia, os pastores fizeram a confissão e absolvição de pecados e deram a benção e o envio final. Cada jovem trouxe 1 quilo de alimento para ser doado ao Lar Irene Silva que acolhe pessoas idosas em situação de abandono. Esses alimentos foram a oferta do culto.

Terminamos o retiro com a premiação da gincana e agradecimentos a presença de todos, inclusive dos 9 pastores que prestigiaram o retiro com suas presenças e 3 mães e 2 avós que foram acompanhando os jovens de suas famílias.

Desde já o COSIJE Sudeste agradece a participação e apoio de todas as pessoas que contribuíram para que nosso retiro fosse possível, que o amor de Deus nos mantenha unidos e perseverantes.

Carlos Mariano e Bibiana Strottmann


Autor(a): Carlos Mariano e Bibiana Strottmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens
ID: 52362

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
REDE DE RECURSOS
+
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br