Diversidade étnica



ID: 2907

1ª Plenária de Representantes Sinodais define novo Conselho do COMIN

27/03/2021



Nos dias 25 a 27 de março, representantes dos sínodos estiveram reunidas e reunidos para a 1ª Plenária de Representantes Sinodais do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), e eleição do novo Conselho. Irão compor o novo modelo de governança da organização 22 representantes sinodais, indicadas e indicados por 12 sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) onde há atuação do COMIN. As atividades da Plenária estavam previstas para ocorrer em 2020 de forma presencial, mas houve a alteração na data e no formato em decorrência da pandemia.

Durante os três dias, houve momentos de celebração, formação e debate, incluindo questões de governança e organização do COMIN e de diálogo intercultural e inter-religioso. No último dia, aconteceu a eleição das pessoas integrantes da Plenária para composição do Conselho, para o mandato referente a 2021-2024. Tanto para o Conselho quanto para a representação sinodal, foram observadas a paridade de gênero e a presença da juventude luterana.

A Plenária foi presidida pelo representante da Secretaria Geral da IECLB, P. Olmiro Ribeiro Jr., da Secretaria de Ações Comunitária. Também contou com a colaboração da presidenta do Conselho do COMIN, Maria Eunice Jardins Schuch, e a assessoria do coordenador geral do COMIN, Sandro Luckmann. Acompanharam ainda pessoas do atual Conselho do COMIN, da Diretoria da FLD, da Coordenação Ampliada de FLD-COMIN-CAPA, e a equipe do COMIN.

A Pa. Presidenta da IECLB, Sílvia Beatrice Genz, nas palavras de saudação e acolhimento às indicações e ao novo Conselho, destacou que a atuação e o cuidado junto aos povos indígenas faz parte da diaconia transformadora da igreja. As pessoas que integravam o Conselho do COMIN até então receberam agradecimentos pela dedicação e acompanhamento durante o período do mandato.

Conselho do COMIN

O novo Conselho do COMIN é composto por Cristov Kayser, Sínodo Centro Sul Catarinense, presidente; Inês Caroline Reichert, Sínodo Rio dos Sinos, vice-presidenta; Cat. Edir Spredemann, Sínodo Noroeste Riograndense, tesoureiro; Elisa Koefender, Sínodo Rio Paraná, vice-tesoureira; Raquel Jarquin Rivas, Sínodo Amazônia, secretária; e Gabrielle Thum, Sínodo Sul Riograndense, vice-secretária.

A presidenta do Conselho, Maria Eunice Jardins Schuch, que integrou a governança do COMIN nos últimos períodos, inclusive acompanhando o processo de incorporação FLD-COMIN-CAPA, afirma que, durante esse período, o COMIN pode ampliar sua incidência sobre a temática indígena e estabelecer uma maior interlocução com os sínodos onde atuam suas assessoras e seus assessores.

“Foi um trabalho árduo, de anos de diálogos acompanhados pela Coordenação Ampliada e Diretoria Executiva da FLD, além da Secretaria Geral da Igreja, e que agora foi concretizado com essa primeira reunião. A instalação do novo Conselho, com a presença da Presidência e representações sinodais, fortalece o espaço de diálogo intercultural e inter-religioso no âmbito da IECLB e da sociedade em geral. Eu me despeço do cargo, mas me coloco como apoiadora da causa indígena e fico muito feliz de ver que o COMIN segue fortalecido e atuante no cumprimento do seu importante papel institucional”, ressaltou.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br