Movimento Encontrão no Portal Luteranos



ID: 2463

EJN e EM em algumas palavras

03/05/2015

Estar no domingo à tarde no Recanto da Paz, em Joinville (SC), e vê-lo praticamente vazio (um pouco antes, havia mais de 1.600 pessoas!) com sons de metal por causa da desmontagem da estrutura gera um misto de sensações. Uma sensação muito forte de dever cumprido, de êxito, de alegria, por agora poder descansar. Uma outra de vazio, pois, em alguns momentos, parecia que eu já não sabia mais o que fazer dali em diante; eram tantas coisas antes e agora... Mas, tem mais uma sensação: aquela boca cheia de riso que falei pro pessoal no começo do EJN/ENA. E tem muitos outros motivos para estar mais faceiro que “pinto no lixo”. Deus é bom! Ele faz, e fez, coisas maravilhosas.

A disposição da galera foi algo de Deus. Todos estavam lá pagando por seus próprios custos em um encontro que não contou com patrocínio algum. Para eles, não importava se o banho era frio ou se a espera era longa. Se percebia a alegria em participar do encontro. A disposição das pessoas (de colete laranja ou não) que a todo momento queriam ajudar em alguma coisa. Eram tantos que não havia trabalho para todos. Disposição de um bocado de gente para se jogar na lama do enduro só para vencer seus próprios limites e depois sair sorrindo; para ouvir cada palestra e conversar nos pequenos grupos; para ver tantas pessoas desconhecidas se apresentarem na tenda e fazer o maior barulho para cada uma delas. A disposição para cantar a Jesus: como isso ficou evidente! Com ou sem energia elétrica, todos queriam fazer festa (você pode encontrar vídeos na internet com imagens do apagão no meio da programação sábado à noite); fizeram festa até mesmo antes do programa começar no sábado. E quando a energia elétrica se foi? Eu, como organizador, pensei comigo: “Agora sim que a casinha caiu!” E Deus me surpreendeu. Ver o coro de jovens que não se importavam com aquilo, puxando canções ao nosso Deus, foi como se Ele estivesse me dizendo: “Se você achava que estava no controle de algo, pode deixar que daqui em diante eu assumo!”. Até mesmo a equipe de som e luz estava cheia de disposição. Um dos operadores, por algumas vezes, veio perguntar a respeito daquilo que estava sendo falado nas palestras e tivemos a oportunidade de orar com eles. Alguns até tomaram a Santa Ceia conosco! E como o tempo de Ceia foi especial! Lembramos de toda a disposição de Jesus Cristo em morrer por nós; lembramos que a corrida termina com Jesus nos recebendo para colocar sobre nós o “crachá” do Reino e para festejar com os seus num grande banquete.

A minha maior alegria e de quem trabalhou nisso tudo, foi a de poder ver o Pai impactando vidas no EJN/ENA, tanto pelo que aconteceu no evento quanto por aquilo que as pessoas confessaram depois a nós. Por isso, incentive seu grupo a conversar a respeito daquilo que Deus marcou nas pessoas que estiveram lá! Pra esquentar, coloco três relatos a respeito do EJN/ENA 2015. E no mais, #partiuvidacomJesus.

André Rodrigo Kohlrausch
Coordenador do Ministério Jovem
Movimento Encontrão

Depois de 17 horas de viagem dentro de um ônibus, eu e meus amigos não aguentávamos mais. Sem contar que a ansiedade por chegar em casa só aumentava!! Mas o que é isso comparado ao Encontrão Jovem Nacional?! Valeu muito a pena ter ido! Foi maravilhoso!!! Dentre tantas coisas que aconteceram, eu gostei bastante dos pequenos grupos, que foram momentos de grande aprendizado e conquistas de novas amizades. Outra programação muito especial foi o enduro, uma experiência gostosa e “melequenta” que vai entrar para a história! Não tive a oportunidade de agradecer aos palestrantes e nem a todas as pessoas fofas de coletes laranja, mas, se tivesse essa chance, diria que eles foram muito importantes para me proporcionar um momento e uma
experiência incríveis com Deus!
Sara Dummer, Araçatuba/SP

O EJN 2015 foi o segundo Encontrão Jovem Nacional que participei. Posso dizer que foi um tempo muito especial. Fui impactado, pelo menos, de duas formas. A primeira, foi vendo toda aquela galera reunida louvando e adorando o Senhor: pude ver jovens com posturas diferentes que demonstravam compromisso e, ao mesmo tempo, estavam com vontade de gritar, pular e curtir. Foi maravilhoso ver Deus agindo e tocando os corações naquele lugar. Em segundo, tive a oportunidade de auxiliar com pequenas coisas que me trouxeram a alegria de poder ajudar e de sentir aquele gostinho de comunhão com o pessoal da organização. Aliás, toda a organização está de parabéns, assim como a equipe do louvor e todos os pregadores que estiveram à frente partilhando da palavra. Que Deus continue abençoando estes Encontrões e que, a cada edição, vidas sejam transformadas para a honra e glória do Senhor Jesus.
Daniel Decker Reinke, Curitiba/PR

O Deus que, pelo seu espírito, me convida a me dispor, me preparar e servir esteve vivo e presente neste EJN. Através das palestras, do convívio com os irmãos, dos pequenos grupos e do louvor foi possível testemunhar o amor de Deus em ação: a graça! Vi, ouvi, senti e testemunhei da alegria do chamado divino, partilhado e dividido entre todos nós! Em vários momentos do encontro, meu coração se ergueu ao Senhor em gratidão, por entender que, no final da jornada, a dor e a alegria se reconciliam. As lágrimas que meu coração derrama puderam encontrar alento na proteção divina, pois eu sei que Ele trabalha, e isso me move a continuar trabalhando. Glórias a Deus por tudo o que aconteceu e por tudo o que vivemos nesse retiro!
Fábio Ricardo Lunelli, Taió/SC

Obs.: O Encontrão Jovem Nacional (EJN) e o Encontrão Nacional de Adolescentes (ENA) foram organizados pelo Ministério Jovem do Movimento Encontrão em parceria com dezenas de voluntários. Reuniram mais de 1.600 jovens entre os dias 01 e 03/05 no Recanto da Paz em Joinville/SC e ficarão para sempre marcados na vida daqueles que experimentaram o agir de Deus!
 

O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br