Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

FAKE NEWS ou FAITH NEWS? O que prevalecerá?

02/07/2020

Isso dependerá de você!

“Por isso, não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo” (Ef 4.25).

É atual o debate frente ao tema das notícias falsas, as chamadas fake news. Todos nós podemos ser vítimas dessas notícias ou mesmo propagadores delas. As consequências sempre serão tristes.

As fake news já existiam nos tempos bíblicos. A primeira delas está relacionada a queda do ser humano (cf. Gn 3). Com uma estratégia sutil, atraente e enganadora, a serpente seduz o ser humano ao erro, distorcendo o que Deus havia dito: “Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore...”.

Lembramos também da história de José. Ao ser vendido como escravo para os ismaelitas, seus irmãos levaram ao seu pai Jacó a notícia de que ele havia sido devorado por um animal, levando até mesmo uma prova forjada, a túnica suja com sangue (cf. Gn 37).

O próprio Jesus foi alvo de notícias falsas em diversos momentos de seu ministério. Após aparecer ressuscitado e animar as mulheres a propagarem o que viram, líderes religiosos tramaram para que essa notícia se abafasse e outra fosse dada no lugar (cf. Mt 28.13,14).

As fake news estão aí. A diferença dos tempos bíblicos para os dias atuais é que com o advento e o desenvolvimento digital, a facilidade de disseminação acontece numa velocidade jamais vista. Basta um click. E esse click tem um alcance enorme.

Uma pesquisa publicada na revista Science em março de 2018, descreveu o maior estudo já feito sobre divulgação de fake news na internet. A conclusão foi de que cada postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as falsas atingem de mil a cem mil pessoas.

Enquanto cristãos, somos chamados a não sermos propagadores de fake news, mas ter compromisso com a verdade.

O antídoto para as falsas notícias é a verdade (cf. Jo 8.32). Por isso, ao invés de fake news, quero animá-lo a compartilhar Faith News, ou seja, notícias de fé, notícias boas e verdadeiras, que edifiquem e construam a paz.

Diante das tantas informações que chegam constantemente, antes de compartilhá-la: observe-a criticamente; cheque sua origem e se a fonte é segura; reflita se a mesma promove o Reino de Deus; certifique-se de que ela incentive valores cristãos e se ela condiz com o que você crê.

Compartilhe suas Faith News. Dê testemunho da sua fé, fale da esperança que existe em seu coração. Lembre-se: boas notícias acerca de sua fé podem ajudar outras pessoas em suas aflições. Diante delas, animadamente lhe aconselho dizendo: Compartilhe!

Oração
Bondoso e Eterno Deus. Agradecemos-te pelo dom da vida que dia após dia renovas em nós. Pela esperança que nos faz seguir em frente. E pela fé que nos tem sustentado neste tempo delicado em que vivemos. Ajuda-nos a sermos propagadores de notícias de fé, tendo olhos e ouvidos focados na verdade, a fim de testemunharmos a todas as pessoas daquilo que semeaste em nosso coração. Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

P. Charles Werlich
Linha Pinheiro Machado
Pastor Vice-Sinodal
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br