Novo prêmio para reconhecer compromisso com relações ecumênicas

Instituto de Estrasburgo anuncia Prêmio Harding Meyer em Ecumenismo

24/01/2020

Prof. Dra. Jennifer Wasmuth, Diretora do Instituto de Pesquisa Ecumênica de Estrasburgo, França. Foto: LWF/Albin Hillert
Harding Meyer
1 | 1
Ampliar

O Instituto de Pesquisa Ecumênica de Estrasburgo, França, anunciou o Prêmio Harding Meyer em Ecumenismo, homenageando um teólogo cujo trabalho contribui significativamente para o fortalecimento das relações entre igrejas em todo o mundo.

O prêmio de 3.000 euros será concedido a cada dois anos a um autor ou a uma autora cuja obra seja dedicada ao diálogo entre confissões cristãs. Isso inclui teses de doutorado, teses de habilitação e relevantes trabalhos teológicos, que reconhecem o legado teológico de Harding Meyer e promovem a continuação de sua visão.

Com o anúncio do prêmio, a diretora do Instituto de Estrasburgo, Professora Jennifer Wasmuth, sublinhou: “Esperamos incentivar os pesquisadores e as pesquisadoras em todo o mundo a continuar trabalhando em questões ecumênicas relevantes para as igrejas da comunhão luterana e além dela”.

O prêmio é doado pela Família Meyer. Com a sua criação, o instituto da Federação Luterana Mundial (FLM) presta homenagem a Harding Meyer (1928-2018) como uma força orientadora intelectual e pioneira que abriu e construiu uma nova base nos recentes desenvolvimentos ecumênicos.

O prêmio inaugural e os prêmios semestrais subsequentes serão apresentados durante a primeira semana de julho para coincidir com o Seminário Ecumênico Internacional organizado pelo instituto a cada ano.

Professor Harding Meyer

Dr. Harding Meyer foi professor de teologia sistemática na Faculdade de Teologia da IECLB na década de 1960 por um período de 4 anos e ajudou a formar toda uma geração de pastores da IECLB que o recordam com gratidão e admiração, antes de regressar para a Europa.

Meyer foi professor no Instituto de Estrasburgo de 1971 até sua aposentadoria em 1994, e atuou como diretor entre 1981 e 1988. Antes de ingressar na área de ensino no Instituto, trabalhou no então Departamento de Teologia da FLM, com responsabilidade pelas relações ecumênicas. Ele era pastor ordenado da Igreja Evangélica Luterana de Hannover na Alemanha.

O envolvimento ecumênico de Meyer está intimamente ligado ao início do diálogo internacional luterano-católico e ao desenvolvimento da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação (DCDJ). De 1967 a 1994, foi conselheiro teológico da Comissão Luterana-Católica Romana sobre a Unidade, que lidera o diálogo. Ele também participou de outros grupos de trabalho ecumênicos e foi autor ou coeditor de vários relatórios e publicações da FLM sobre as relações entre católicos e luteranos.


A visão ecumênica de Harding Meyer da ‘unidade na diversidade reconciliada’ ainda está nos orientando hoje. — Prof. Dra. Jennifer Wasmuth


Agradecendo à Família de Meyer por disponibilizar o prêmio em dinheiro, Wasmuth disse que o trabalho do instituto permanece altamente comprometido com seu legado. A visão ecumênica de Harding Meyer de 'unidade na diversidade reconciliada' ainda está nos orientando hoje.

Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação

Wasmuth observou que “o método de um 'consenso diferenciado / diferenciador' ', que Harding Meyer desenvolveu decisivamente, era fundamental para a DCDJ, e entrementes também se estabeleceu em outros diálogos.” Essa abordagem permite que os dois lados do diálogo expressem as diferenças remanescentes reconciliados e, portanto, não divisórios, levando ao consenso, que por si só deve ser diferenciado.

Assinado por luteranos e católicos em outubro de 1999, a DCDJ afirma um acordo sobre as verdades básicas da salvação como um presente gratuito de Deus. Também afirma que as condenações mútuas da Reforma do século XVI não se aplicam aos ensinamentos das duas comunhões hoje. Três outras Comunhões Cristãs Mundiais - Metodistas, Anglicanos e Reformados - endossaram a declaração desde então, aumentando seus signatários para cinco parceiros ecumênicos.

O prazo para a submissão de trabalhos a serem considerados para o Prêmio Harding Meyer em Ecumenismo é 1 de abril de 2020.
 

COMUNICAÇÃO
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br