Obra Missionária de Metais Acordai - OMMA



ID: 2536

Trombonistas do Sínodo Sudeste participam do VIII Encontro de Coros de Metais da IECLB em Pomerode/SC

Realizado entre 22 e 25 de agosto de 2019

25/08/2019

Entre os dias 22 e 25 de Agosto (5a a domingo) aconteceu em Pomerode, SC, o VIII Encontro de Coros de Metais da IECLB, organizado pela Obra Missionária Metais Acordai (OMMA). Este encontro ocorre a cada 4 anos e neste ano reuniu 560 trombonistas vindos de 5 Estados do Brasil e 25 trombonistas da Alemanha. Motivo de grande alegria para a OMMA e para nosso Sínodo foi a participação de um grupo de trombonistas do nosso Estado de São Paulo pela primeira vez.

Os demais Estados com Coros de Metais consolidados são o Espírito Santo (com o maior número de grupos, que participou do Encontro com uma Comitiva que viajou em 8 ônibus), o Paraná (Estado que sediou o 1o Encontro em 1990 e a Criação da OMMA), Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O que é um Coro de Metais

Os coros de metais são grupos de música formado majoritariamente por instrumentos de sopro feitos de metal, como trompetes, trombones, trompas, bombardinos, tubas e assemelhados. Os coros de metal tem esse nome porque tocam em 4 vozes e a IECLB tem disponível no seu site arranjos de todos os hinos do HPD 1 e 2 para essa formação de conjunto musical muito característica das igrejas evangélicas luteranas.

Quem toca este tipo de instrumento é chamado 'trombonista', mesmo que o seu instrumento específico não seja o trombone. Nos Encontros da OMMA outros instrumentistas de instrumentos que tocam melodia são bem-vindos e neste Encontro de 2019 tivemos a participação de flautas doces, flautas transversais e clarinetes (instrumentos incluídos na categoria das madeiras).

Família unidas pela Música

Todos os Encontros da OMMA se caracterizam pela participação de famílias que louvam a Deus com seus instrumentos. Em Pomerode grande parte dos trombonistas do ES instalou barracas no pátio do Centro de Eventos e lá estavam dando seu testemunho de fé e amor a Deus. Famílias com vó ou vó trombonista, mãe ou pai e os filhos de diversas idades tocando em grupos, com instrumentos normalmente diferentes, para poderem tocar juntos de noite, em casa. No grupo dos iniciantes (instrumentistas com experiência de cerca de um ano) tivemos 1 pai que tocava trompete com seu filho de 10 anos que tocava bombardino (à esquerda na foto), uma mãe que tocava bombardino e estava no grupo com seus filhos de 11 e 15, que tocavam trompete e bombardino, além de 2 outras mães iniciantes, cujos filhos estavam tocando no grande grupo de trombonistas, que se dedicaram ao repertório avançado, para o culto do domingo. Também havia famílias alemãs que vieram com avós, pais e neto, sendo o avô um caso de iniciação musical aos 31 anos para tocar com o filho... e seguem tocando até hoje ! No Estado da Baviera, de onde vieram os trombonistas alemães, existem atualmente 900 grupos de metais, com mais de 20 mil trombonistas.

O Encontro de Pomerode levou coros para 8 igrejas da região

Nos cultos de sábado à noite houve a participação de 8 coros de metais formados aleatoriamente entre os instrumentistas e estes tocaram em 8 igrejas luteranas. Desta forma muitas comunidades que nunca haviam ouvido um coro de metais tiveram esta oportunidade.

No culto do domingo foi empossada a nova diretoria da OMMA

No dia 25 foi o culto em que foi empossada a nova diretoria da OMMA, a Obra Missionária da nossa Igreja que se coloca à disposição para ajudar a resgatar grupos de metais que desapareceram e também para criar novos grupos onde haja esse desejo. Muitos grupos ressurgiram nos últimos anos nas comunidades do RS, SC e PR graças à divulgação da OMMA. O culto foi conduzido por 8 pastores da região de Pomerode e pelo Pastor Sinodal e teve os hinos tocados pelo grande coro de mais de 500 trombonistas.

Todos estavam muito emocionados e felizes por essa linda obra que tantas vidas e comunidades vem transformando.
 

Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br