Sínodo Paranapanema



Rua Treze de Maio , 928 - São Francisco
CEP 80590-300 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3257-5571
sinodo@sinodoparanapanema.com.br
ID: 14

A Diaconia, uma das dimensões da ação missionária da IECLB, inspira encontro online no Sínodo Paranapanema!

22/08/2020

sala zoom 1
sala zoom 2
1 | 1
Ampliar

O Sínodo Paranapanema promoveu, no último dia 22 de agosto, um encontro online com o título de Diaconia em tempos de pandemia: desafios e possibilidades.

A Diaconia, como uma das dimensões da ação missionária da IECLB, é, também, um dos setores de trabalho do Sínodo e tem Sandra Fix à frente do grupo coordenador.

Com o objetivo de aprofundar conceitos e concepções e de partilhar experiências diaconais em andamento no âmbito sinodal, o encontro foi programado para a tarde de sábado, das 14 às 17h, e contou com 42 participantes, de ministros e ministras a lideranças e pessoas interessadas. As três regiões em que o Sínodo Paranapanema é dividido (sul, centro e norte) estavam representadas.

Se o leitor tiver a curiosidade de ler as letras dos hinos “Diaconia”, “Canção do Cuidado” e “Abre nossos olhos”, compartilhados com o grupo ao longo da tarde, terá uma boa noção dos objetivos do encontro e da sensação de dever cumprido, quando chegamos ao seu final.

O Pastor Odair Braun, pastor sinodal, fez a meditação e, em seguida, Elizabeth Flemming apresentou os resultados de uma pesquisa de abrangência sinodal, realizada junto a comunidades e paróquias, e que revelou alguns caminhos pelos quais a diaconia vem acontecendo em nosso contexto.

Inspirada nesses dados e no seu conhecimento sobre o assunto, a Pa. Rosane Pletsch, da Paróquia de Maringá, fez a palestra “Um olhar e um agir diaconal durante e para além da pandemia”. Na parte final da sua fala, bastante significativa, a Pa. Rosane pediu que os participantes do encontro observassem a imagem do convite, que todos tinham recebido, e chamou a atenção para quanta informação sobre diaconia já estava ali expressa.

Através do chat, os interessados puderam reagir, tanto em relação à pesquisa quanto à palestra. Arlete Frizzo, que também participa do grupo coordenador, responsabilizou-se por este suporte técnico, assim como Dudu Sell assumiu a projeção das imagens, gráficos, slides e hinos.

Depois das reações e manifestações, era hora de ouvir os relatos. Na verdade, três testemunhos de ações diaconais que, certamente, vão ao encontro da diaconia praticada por Jesus Cristo. Carlos Alberto Armange, diretor da Creche Bom Samaritano, de Pinhais(Pr), falou sobre o trabalho realizado com crianças e adolescentes, oriundos, em sua maioria, de famílias em situação de vulnerabilidade social; Ana Paula Pereira de Melo compartilhou pontos relevantes do PAC – Projeto Almofadas do Coração, uma ação diaconal que nasceu na Paróquia Bom Pastor, de Curitiba, e que é voltado para mulheres vítimas do câncer de mama, no processo de cura e de bem estar terapêutico; e, por sua vez, Luciano Gaspar Pinto, diretor do CERENE – Centro de Recuperação Nova Esperança, da unidade localizada na cidade da Lapa(Pr), apresentou a instituição, falou um pouco sobre o perfil dos pacientes (no caso da Lapa, apenas homens) e compartilhou com o grupo as dificuldades enfrentadas nestes tempos de pandemia.

Ao contrário de encontros presenciais, onde avaliações são mais viáveis e mais diretas, o chat acabou sendo um canal de comentários e contribuições bastante positivas, tanto pela iniciativa, quanto pela qualidade do evento.

“Diaconia também é, neste momento de ansiedade, isolamento e medos, podermos ligar para nossos irmãos e mandar uma mensagem de carinho. As pessoas estão só. Muitas vezes, sem ter com quem conversar!”

“Obrigado, Rosane ....Muito coração e mãos em tua fala! Muito bom o seminário, bem organizado em conteúdo e forma (...). Espero poder visualizar a gravação em outro momento.”

“Desejo parabenizar a equipe de Diaconia do Sínodo Paranapanema. (...)Que o Espírito Santo continue aquecendo as iniciativas diaconais. Abraços. Ah,muito dez esse Seminário”.
 


Autor(a): Elizabeth Flemming - Coordenadora Sinodal de Educação Cristã Contínua
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
ID: 58539

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br