Sínodo Paranapanema



Rua Treze de Maio , 928 - São Francisco
CEP 80590-300 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3257-5571 | (41) 3356-5017
sinodo@sinodoparanapanema.com.br
ID: 14

Conferência Ministerial Intersinodal

29/04/2021

Conferencia_Ministerial
Conferencia_Ministerial.Ijpg
1 | 1
Ampliar

 

Mais de 70 ministros e ministras dos Sínodos Paranapanema, Planalto Riograndense e Mato Grosso estiveram reunidos e reunidas em conferência nos dias 27 a 29 de abril. O encontro que aconteceu, via plataforma virtual, contou com a assessoria do professor P. Dr Júlio Adam e tratou do tema “Culto e cultura”.

O professor Júlio expressou a sua alegria pelo interesse dos e das participantes em tratar este assunto que parecia ter sido esquecido nos últimos tempos. O culto cristão deveria refletir a cultura de seu entorno, ou seja, precisa fazer uso de elementos da cultura local em seu labor litúrgico. O culto não deveria ser uma imposição de elementos estranhos a Comunidade reunida. Quando isto acontece quem sai perdendo é o Evangelho, ou seja, a missão de Deus.

O culto, como centro da vida comunitária, é talvez o lugar por excelência para anunciar o Evangelho. Eis o motivo pelo qual não deveria acontecer de forma mecânica, automática, mas elaborado considerando que cada aspecto litúrgico anuncia uma mensagem. O culto pode e deve fazer uso de elementos da cultura para “inculturar” o Evangelho de Cristo. Deste modo, todos os elementos da cultura servem de meios para o objetivo final, qual seja: entregar o Evangelho da salvação.

Os ministros e ministras dos três Sínodos agradecem a oportunidade de poder revisitar este tema tão importante para a missão da Igreja. Enfim, o nosso labor litúrgico e teológico precisa fazer uso de todos os meios possíveis para cumprir com a sua intencionalidade: apresentar o Evangelho de Cristo ao mundo.
 


Autor(a): Pastor vice sinodal do Sínodo Paranapanema Alfredo Jorge Hagsma
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ministério / Nível: Ministério com Ordenação
ID: 62275

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br