Sínodo Paranapanema



Rua Treze de Maio , 928 - São Francisco
CEP 80590-300 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3257-5571 | (41) 3356-5017
sinodo@sinodoparanapanema.com.br
ID: 14

Educação Cristã Contínua (ECC) em pauta no Sínodo Paranapanema

28/08/2021

Convite1
ECC1
Imagem
ECC3
1 | 1
Ampliar

No sábado, dia 28 de agosto, a Coordenação Sinodal de Educação Cristã Contínua (ECC) do Sínodo Paranapanema realizou um encontro online. Já no convite, uma palavra em destaque – MotivAção – e, desta palavra, uma pergunta – O que nos motiva para a ação?

Logo após a meditação de abertura, conduzida pelo Pastor Vice-Sinodal Alfredo Jorge Hagsma, houve uma sequência de breves relatos trazendo um pouco do que aconteceu em diferentes comunidades, durante 2020 e 2021. Verdadeiros testemunhos de fé e de confiança na caminhada, feitos por Márcia Lorentz, Marilda Kirschoff, Gunda Gutknecht e Marli Voigt!

Na segunda parte, a Psicóloga Priscila Maia proferiu pequena palestra, cheia de conhecimentos e orientação. Desde o título “Propósito e Renovação!”, muitos outros conceitos foram trabalhados: vocação X escolha X decisão ; frustração X medo X ansiedade... Fazendo uso de pequenas histórias, imagens e até frases motivacionais, Priscila conciliou uma “injeção de ânimo” com uma “dose de tranquilizante” aos participantes do encontro; em sua maioria, lideranças de comunidades e paróquias e que trabalham com a ECC em diferentes grupos (crianças, jovens, adultos, pessoas idosas...)

Na parte final, foi a vez da Pa. Vera Regina Waskow abordar a motivação a partir do chamado que recebemos de Deus. Inspirada pelos textos de Isaías 43.1 (Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.) e Mateus 28.18-20 (Jesus, aproximando-se falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. (...) E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.), a fala da pastora também foi bastante significativa para que o encontro alcançasse seus objetivos.

Como encerramento, logo depois da oração proferida pela Pa. Vera Regina, foi apresentado um vídeo com imagens de ações realizadas em comunidades diversas, durante este tempo de pandemia. O hino Momento Novo, como fundo musical, além de ilustrar esse tempo de mudança, de novas estratégias (“É hora de transformar o que não dá mais...”) , também quis enfatizar o chamado de Deus e o valor de cada um e de cada uma de nós em Sua missão (“Por isso vem! Entra na roda com a gente, também; você é muito importante.Vem!”).

Em nome da Coordenação Sinodal de ECC, Elizabeth Flemming agradeceu a participação de todos e pediu que, livremente, fizessem uma avaliação sobre o encontro. Seguem alguns registros:

É bom ouvir pessoas inteligentes trazendo mensagens de motivação e ótimos ensinamentos também para outras áreas do dia a dia (...)!”

Muito proveitoso,muitas ideias novas, me senti motivada para prosseguir a caminhada.”

Um encontro que fez eu me sentir mais motivada a continuar a ação dentro da comunidade; ver as experiências de cada relato e perceber que as dificuldades encontradas foram parecidas em outras comunidades também; e que todas e todos estamos trabalhando para que a Palavra seja levada nesse momento que estamos vivendo. Que possamos, com criatividade e novos meios, continuar na caminhada da fé!”

Bom saber que não estamos sós... Tem outros caminhando com a gente e, principalmente, Jesus está conosco e o Espírito Santo nos capacita e encoraja a, com ENTUSIASMO, levar a boa nova do amor de Deus ao maior número possível de pessoas.”

Encontro de muito brilho! Com a força do amor de Deus e de seu Espírito em cada palavra, renovando de fato o nosso coração!”

É lindo ver o agir de Deus e saber que Ele está à frente, fazendo todas as coisas novas!”

Quero agradecer pelo esforço e pela dedicação de todos e todas envolvidos para a realização de nosso encontro. É com pequenos passos, porém com muitas mãos, que esse encontro pode ser realizado. (...) E realizado com muito amor, carinho, sabedoria e comunhão. E comunhão que fez e faz a diferença em nossas comunidades. Gratidão por tudo e com confiança de haver mais encontros como este!

Excelente Encontro! (...) Não estamos sozinhos! Temos um Deus que nos capacita, orienta e nos motiva através do Espírito Santo. Agradeço pelas experiências compartilhadas e a todos que contribuíram para tornar este momento tão abençoado!”

Acesse: https://youtu.be/23vRz7oC8KI
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br