Paróquia Evangélica de Confissão Luterana do Parecis

Sínodo Mato Grosso



Rua São Paulo , 692 Centro
CEP 78360-000 - Campo Novo do Parecis /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 3382-1762 | (65) 9926-6936
ieclbparecis@gmail.com
ID: 150

Paróquia do Parecis/MT aposta na formação de lideranças!

Orientadoras expressam satisfação com o Curso de Capacitação para Ensino Confirmatório

14/05/2014

Culto de Confirmação nov 2013 em Campo Novo com Orientadora Neri Heidemann
Culto de Confirmação nov 2013 em Sapezal com Orientadora Sandra Schwingel
Encontro Paroquial de Orientadoras do CI 2013
Encontro Paroquial de Orientadoras do CI 2014
Retiro de Jovens 2013
Curso de Profissão de Fé em Campo Novo do Parecis
2º Curso de Profissão de Fé em Campo Novo em 2013
Conselho Paroquial 2013
Conselho Paroquial 2014
Retiro Paroquial do EC
Encontros interparoquiais OASE
Encontros interparoquiais OASE
Noite Cultural Luterana 2013
Noite Cultural Luterana 2013
Grupos: Culto Infantil...
Grupos: Ensino Confirmatório...
Grupos: Jovens...
Grupos: OASE...
Grupos: MALU...
Grupos: Grupo de Canto...
Grupos: Encontros de Família...
Novas lideranças e lideranças experientes compondo presbitérios...
Novas lideranças e lideranças experientes compondo presbitérios...
Literatura disponível para aquisição na igreja em CNP, à serviço da educação cristã!
1 | 1
Ampliar


Como luteranas e luteranos temos, por princípio, o envolvimento e o comprometimento de todas as pessoas batizadas na vida comunitária a partir do sacerdócio geral de todas as pessoas crentes. Além disso, nossa realidade paroquial revela-se convidativa ao exercício de liderança não ordenada em todas as frentes de trabalho visto que, para além da comunidade sede, nos outros três municípios que se encontram na área de abrangência da Paróquia do Parecis, dada a distância, só é possível a presença pastoral três ou quatro dias no mês. Por estas duas razões investimos em formação no âmbito da Paróquia através de cursos com Orientadoras do Culto Infantil, de Retiros com Jovens e Jovens confirmandos e confirmandas, de encontros interparoquiais de grupos de OASE, de Cursos de Profissão de Fé, através do estudo de materiais como o Guia para o Presbitério nas reuniões do Conselho Paroquial e do trabalho junto aos grupos; participamos, também, sempre que possível, de atividades na área da formação cristã contínua em âmbito sinodal e nacional. Pessoas têm expressado, sempre de novo, o sentimento de gratidão com relação à “nossa” igreja (IECLB) pela possibilidade de formação que ela proporciona, incentivando o surgimento e o fortalecimento de lideranças não ordenadas, de diferentes gerações e com equilíbrio de gênero!

Neste sentido, compartilhamos, com muita alegria, a participação no Curso de Capacitação para Ensino Confirmatório de Maria Neri Heidemann (de Campo Novo do Parecis) e de Sandra Regina Neumann Schwingel (de Sapezal), que exercem a função de orientadoras do Ensino Confirmatório na Comunidade onde são membros!

Assim escreve Sandra Schwingel: “O Curso foi ministrado pela EST – Escola Superior de Teologia com sede em São Leopoldo/RS entre os dias 02 de abril e 13 de maio. A modalidade de ensino foi EaD – Educação á Distância, com duração de 6 semanas. Assim sendo, havia pessoas de todos os cantos do Brasil participando. A cada semana um tema era proposto e havia atividades como: leitura de um texto base da disciplina e fórum temático de participação, onde cada participante deixava sua opinião sobre o tema. Foi uma troca muito bacana, pois foi possível aprender com as experiências compartilhadas por outros colegas. Na quinta semana foi proposta uma atividade onde deveríamos individualmente adaptar um encontro do Ensino Confirmatório com base no novo material Compartilha, para uma situação específica/diferente. Os temas tratados respectivamente a cada semana foram: O que é o Ensino Confirmatório; perfil da Pessoa Adolescente; perfil da Pessoa Orientadora; o material para o EC – Ensino Confirmatório; preparo de Encontros e o que considerar no preparo. O foco sempre foi na importância de preparar com antecedência os encontros para que se tire um melhor proveito deles e, também, no preparo do local onde os encontros acontecem para que o ambiente seja acolhedor para os confirmandos e as confirmandas. ” “ Os Jovens e as crianças são o futuro de nossa Igreja” – diz, ainda, Sandra, - “portanto precisam se sentir parte dela. O Curso nos mostrou a importância do Ensino Confirmatório, pois ele tem a função de dar continuidade aos ensinamentos cristãos e não ser a última etapa. Agradeço a tutora Daniela Hack que sempre mediou com atenção e carinho nossos fóruns.“

“Durante este curso tive a oportunidade de trabalhar com pessoas maravilhosas que expressavam os seus objetivos e também a sua maneira de trabalhar com confirmandos e confirmandas. Foram seis semanas de reflexões e estudos compartilhados e de um conteúdo muito rico. Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de aprofundar o conhecimento da Sua Palavra e também da Sua mensagem, que vem ao nosso encontro. Gostaria de agradecer, em especial, o nosso tutor Joel Haroldo Baad, que esteve conosco nesta caminhada. Que Deus esteja sempre presente te iluminando e orientando os teus passos” – compartilha Neri Heidemann.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br