Pastor Pedro Puentes é ministro da Paróquia de Sinop/MT

Depois de atuar cinco anos frente à Secretaria de Missão da IECLB, assumiu um novo desafio em sua atividade ministerial.

04/01/2021

Celebração de despedida e envio - Desejos de colegas da Sede da IECLB 2
Celebração de despedida e envio - Desejos de colegas da Sede da IECLB
Celebração de despedida e envio - Equipe Sede da IECLB
Convite de Instalação - Paróquia Evangélica de Sinop
Pastor Pedro em mensagem de Natal na Paróquia Evangélica de Sinop
Pastor Pedro Puentes e esposa Roseli Blanck
1 | 1
Ampliar

Desde o início do mês de novembro/2020, o Pastor Dr. Pedro Puentes Reyes ocupa o segundo Campo de Atividade Ministerial na Paróquia de Sinop/MT, no Sínodo Mato Grosso, para qual recebeu o envio pela IECLB. De dezembro de 2015 a outubro de 2020, ele coordenou as atividades da Secretaria de Missão na sede nacional da IECLB, em Porto Alegre. Na nova Paróquia, o Pastor Pedro partilha os trabalhos com o Pastor Valdir Hobus, que foi seu aluno na Faculdade Luterana de Teologia (FLT).

Com as atividades comunitárias presenciais restringidas por conta da pandemia de Covid-19, Pastor Pedro observa que está sendo um grande desafio conhecer as diferentes realidades da Paróquia. Mesmo assim, já se sente incluído e “em casa”, a partir da excelente acolhida que recebeu das lideranças, do colega Pastor e do Pastor Sinodal, Elisandro Rheinheimer. “Esse envio esteve sob a bênção de Deus e é assim que estamos vivenciando esse momento dentro dessa Paróquia”, acrescentou.

TRAJETÓRIA - Nascido no Chile, seu primeiro contato com a IECLB foi enquanto Pastor na Igreja Luterana no Chile (ILCH), em encontros promovidos pela Federação Luterana Mundial (FLM). A partir de 1997, a aproximação foi mais efetiva: além de cursar Mestrado em Teologia na Faculdades EST, também participava das atividades da IECLB em Novo Hamburgo/RS, na chamada Igreja do Relógio. Mais tarde, após conhecer e casar com a professora Roseli Blanck, acompanhou as atividades comunitárias também em Jaraguá do Sul/SC.

Em 2002, iniciou o Doutorado em Teologia, também da Faculdades EST. No ano anterior, o Pastor Pedro já havia encaminhado sua carta de transferência para a IECLB, assinada pela Presidência da Igreja do Chile. Em 2004, realizou o Período de Adaptação ao Ministério em São Bento do Sul, sob a mentoria do Pastor Osmar Falk. Seu primeiro envio na IECLB foi em 2008, para a Paróquia do Vale do Paraíba, em São José dos Campos/SP, tendo atuado também na Paróquia Bom Samaritano, em Ipanema/RJ. Entre março e novembro de 2015, atuou como Coordenador do Núcleo de Produção e Assessoria da IECLB.

Das atividades na Secretaria de Missão, destaca que as visitas de acompanhamento aos projetos eram uma grande motivação em seu trabalho. “Sempre foi muito interessante nessas visitas, conversar com lideranças, presbitério, participar de atividades, culto, grupos, entre outros”, apontou. O que chamava atenção, segundo ele, era a quantidade de pessoas dispostas a ajudar e contribuir. “Isso sempre me desafiava. Me questionava muito sobre a educação cristã e, também, o desafio de criar espaços além dos tradicionais, para o exercício de todos esses dons e de todo esse recurso humano que se manifestava”, concluiu.

CONTINUIDADE – No mês de novembro de 2020, a Secretaria de Missão foi atendida pelo Pastor Olmiro Ribeiro Junior, também Secretário da Ação Comunitária da IECLB. Desde o início de dezembro até o mês de abril de 2021, a Presidência da IECLB se ocupará dos assuntos da Secretaria, a partir de decisão conjunta com o Conselho da Igreja. Para tal, foi delegado à função o Pastor Odair Braum, 1º Vice-Presidente da IECLB e Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema.


Você sabe quais as atividades que a Secretaria de Missão desempenha?
Durante a entrevista, Pastor Pedro também pontuou as responsabilidades da Secretaria de Missão. Confira:
- Promover a reflexão e análise da ação missionária a partir das coordenadas do PAMI, com vistas a organizar qualificação para o desenvolvimento da ação missionária.
- Coordenar a execução e análise das estatísticas da IECLB;
- Contribuir com os Sínodos na capacitação e desenvolvimento dos PAMIs.
- Coordenar o desenvolvimento e execução da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem;
- Articular e repassar recursos para o fortalecimento de comunidades, criação de comunidades e projetos para qualificação da ação missionária, a partir dos Editais de Projetos da IECLB;
- Acompanhar os Sínodos no desenvolvimento dos projetos missionários aprovados em editais;
- Oferecer assessorias sobre a temática, bem como escrever artigos explicativos e para inspirar e motivar à ação missionária.

Coordenação de Comunicação/IECLB
presidencia@ieclb.org.br
 

COMUNICAÇÃO
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br