Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Pato Branco

Sínodo Rio Paraná



Rua Presidente Kennedy , 44 - Bortot
CEP 85504-240 - Pato Branco /PR - Brasil
Telefone(s): (46) 3224-1271 | (46) 9993-84654
ieclbpatobranco@gmail.com
ID: 336

Retiro Cultural da Juventude em Maripá-PR

08/09/2013

IMG_2245
IMG_2246
IMG_2247
IMG_2248
IMG_2252
IMG_2256
IMG_2257
IMG_2260
IMG_2271
IMG_2274
IMG_2276
IMG_2277
IMG_2283
IMG_2284
IMG_2287
IMG_2295
1 | 1
Ampliar

Entre os dias 06 a 08 de setembro aconteceu, na Comunidade Luterana de Maripá-PR, o Retiro Cultural da Juventude do Sínodo Rio Paraná. O encontro foi uma rica oportunidade para louvar a Deus por meio da comunhão, da partilha, da meditação na Palavra e através das mais diversas atividades culturais.

Conversamos com a pastora Ester, que é Orientadora Teológica da Juventude do Sínodo Rio Paraná, e ela afirmou que o Retiro Cultural “é uma oportunidade para conviver, fazer novas amizades ou mesmo fortalecer os vínculos dos jovens entre si no espaço da igreja. Podemos propiciar um lugar/espaço saudável para viver o aprendizado em conjunto, o exercício da liderança jovem e dos dons dos jovens.” A pastora complementou ainda que “no Retiro Cultural os jovens podem experimentar uma cultura sadia, podem expressar sua criatividade nos diferentes momentos. Em meditações, oficinas e nas apresentações culturais.”

Vários jovens deram seu depoimento sobre a participação no Retiro Cultural. A jovem Luana, da Comunidade de Mercedes apontou que o encontro foi muito edificante, organizado e ajudou muito para integrar mais os jovens. Por sua vez, o jovem Cristian, da Comunidade de Maripá, afirmou que o Retiro Cultural é uma oportunidade para os jovens expressarem o que acontece nos grupos de jovens pelas Comunidades e Paróquias do Sínodo.

No Retiro Cultural, os jovens podem expressar seu louvor a Deus. Foi isto que jovem Nadiégi, da Comunidade Martim Luther (Marechal C. Rondon) expressou, ao afirmar que “o Retiro Cultural é mais uma oportunidade para nós, jovens, nos reunirmos em nome de Deus, louvando, refletindo e reencontrando pessoas queridas, além de fazermos novas amizades.” “É um momento para expressarmos os talentos que Deus nos concedeu, como também prestigiar os talentos de nossos irmãos na fé.”

Alguns jovens estavam participando pela primeira vez do Retiro Cultural. O jovem Matheus, da Comunidade de Céu Azul, é um deles. Ele afirmou que a partir do Retiro Cultural pretende participar mais ativamente da Comunidade e do grupo de jovens. Matheus disse: “eu fiz uma família no grupo.” De modo semelhante, a jovem Dayana, da Comunidade de Vila Nova, disse: “vou me dedicar cada vez mais às atividades que envolvem a igreja, porque participando conseguiremos levar ótimas experiências que usaremos para a vida toda...”

Da Paróquia de Pato Branco participaram três jovens (André, Fábio e Cristian) que voltaram empolgados e animados para continuar exercitando a liderança e o protagonismo jovem nas Comunidades e na Paróquia.

O Retiro Cultural da Juventude acontece todos os anos no Sínodo Rio Paraná. Neste, em especial, tivemos a experiência de ter o encontro em uma Comunidade. Foi uma experiência enriquecedora para todos. O Coordenador do Conselho Sinodal da Juventude, João, afirmou que é muito importante a participação e o entrosamento dos jovens no Retiro Cultural. Assim, que Deus abençoe e fortifique a participação da juventude na vida da igreja de Cristo!
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br