Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis

Sínodo Sudeste



Avenida Ipiranga , 346 - Centro
CEP 25685-250 - Petrópolis /RJ - Brasil
Telefone(s): (24) 2242-1703 | (24) 9881-66386
petropolis@luteranos.com.br
ID: 365

SOS Petrópolis - Balanço Parcial

Balanço Parcial - 30/04/2022

15/05/2022

O lema do ano de nossa Igreja para 2022 nos lembra: Não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade (1 João 3.18).

Na tarde do dia 15 de fevereiro de 2022 fortes chuvas atingiram a cidade de Petrópolis/RJ causando inundações, enxurradas e diversos deslizamentos de terra. Em menos de seis horas, algumas partes da cidade receberam até 260 milímetros de água. De acordo com a agência meteorológica MetSul a média pluvial para todo o mês de fevereiro é de 238 milímetros.

No Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, estima-se que mais de 80 casas tenham sido atingidas por um deslizamento de encosta. Foram ainda registrados deslizamentos em outros bairros como 24 de Maio, Chácara Flora, Castelânea, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Valparaíso, Vila Felipe, Vila Militar e Quitandinha.

Ao todo, segundo a Polícia Civil, 233 corpos foram encontrados. A defesa civil informou 865 desabrigados. O número caracteriza a maior catástrofe natural da história da cidade, superando a de 1988, quando foram registradas 134 mortes.

Duas famílias da Comunidade tiveram suas casas atingidas. A primeira casa, localizada no Morro da Oficina, foi interditada e demolida. A segunda casa, localizada no bairro Valparaíso, sofreu danos mas não precisou ser interditada.

Na noite após o temporal, a casa pastoral serviu de abrigo a muitos que não conseguiram retornar para suas casas.

No dia seguinte, a Comunidade passou a disponibilizar o salão paroquial como ponto de coleta de doações de alimentos, água, material de higiene pessoal, roupas e cobertores. O espaço ficou sob responsabilidade do Lions Club que ajudou na arrecadação e distribuição de alimentos.

Neste mesmo dia Comunidade, Sínodo Sudeste e Secretaria Geral da IECLB iniciaram, em um trabalho conjunto, a Campanha SOS Petrópolis disponibilizando conta corrente e PIX para doações em dinheiro.

Fez-se contato direto com as escolas e entidades dos locais onde a chuva causou maiores danos, levando para lá o que era necessário.

Devido ao grande número de crianças nos abrigos, a Comunidade se preocupou em montar um kit especial com biscoitos, bombons, balas e achocolatado.

A difícil locomoção pela cidade dificultou o trabalho de levar as doações aos locais atingidos e a ajuda de motociclistas foi fundamental. Um membro do presbitério atuou diretamente na organização destes motociclistas.

Presbíteros auxiliaram com caminhonetes na retirada de pessoas das áreas de risco, e na confecção de quentinhas para os bombeiros, agentes da defesa civil e voluntários envolvidos no trabalho de resgate e acolhimento de vítimas.

Um temporal voltou a castigar Petrópolis, no domingo, 20/03/2022. A Defesa Civil informou 9 mortos e 149 pessoas desalojadas em 95 ocorrências registradas na cidade, entre deslizamentos e alagamentos.

Foi elaborado um cadastro para que famílias desalojadas pudessem ser indicadas para assistência e acompanhamento na reconstrução de suas vidas e lares.

De fevereiro a abril de 2022, cerca de 200 famílias foram atendidas pela Comunidade em ações imediatas com distribuição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits de cobertor e lençol, kits para bebês, kits de limpeza, água mineral, roupas, roupas íntimas e calçados.

Neste momento, 43 famílias são assistidas pela Comunidade com material de construção, móveis e utensílios domésticos. O cadastro de novas familias continua sendo realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município.

Esse trabalho de assistência às familias é demorado e de médio prazo pois se conversa com as familias para entender suas reais necessidades para ajudar de fato na reconstrução de suas vidas.

No próximo dia 22 de maio de 2022 a Comunidade realizará o Culto da Esperança - SOS Petrópolis que contará com a participação das familias assistidas. Um Culto de agradecimento e testemunho de que a missão da Igreja é servir.

Agradecemos a Deus por nos ter confiado esta missão de levar esperança a essas famílias desalojadas e a todos que acreditaram em nosso trabalho através de doações e mensagens de incentivo.

A todos vocês nosso muito obrigado.

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Testamento: Novo / Livro: João I / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 18
ID: 67026

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br