Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Simpósio sobre agrotóxicos e a Criação de Deus

01/10/2019

 

Nos dias 29/09-01/10/2019 aconteceu em Foz do Iguaçu/PR o Simpósio Agrotóxicos e a Criação de Deus. O Simpósio foi organizado pela IECLB e pela Igreja Evangélica Luterana na Baviera (ELKB). Além da delegação bávara e dos representantes da Presidência, Secretaria Geral e do Conselho da Igreja, participaram também representantes dos sínodos da IECLB.

O primeiro dia do simpósio foi marcado por contribuições da Igreja da Baviera. Hans-Martin Gloël, Secretário de Ecumenismo e Responsabilidade Global do Departamento de Ecumenismo e Vida Eclesiástica, discursou sobre o papel das Igrejas para a preservação da criação. Walter Schnell, Vice-Presidente do Concílio da ELKB e prefeito de uma cidade da Baviera, falou sobre utilização do solo e biodiversidade. Friederike Deeg, Secretária para América Latina da Mission EineWelt, apresentou a campanha Creation not for Sale e o tema bianual da ELKB A diversidade de Deus - Habitat para todas as criaturas.

No segundo dia, o Prof. Dr. Valdecir José Zonin e o Prof. Dr. Antônio Inácio Andrioli, ambos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), falaram sobre a expansão do agronegócio e da monocultura, sobre a utilização de sementes transgênicas e de agrotóxicos no Brasil. Os professores apresentaram informações e dados significativos que possibilitaram ter uma visão geral do assunto. Questões relacionadas com a saúde humana e a biodiversidade foram também apresentadas. A partir das apresentações ficou evidente a necessidade de refletir mais sobre o assunto, especialmente considerando a nossa confissão de fé no Deus criador e a nossa responsabilidade de cuidar da Criação de Deus.

No terceiro dia, Jhony Alex Luchmann e Vilmar Saar falaram sobre iniciativas de produção e certificação de produtos da agroecologia coordenadas pelo CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia). Falou-se sobre a importância da preservação das culturas locais, do comércio regional e da boa alimentação. A Campanha Comida boa na mesa, concebida pelo CAPA, é um exemplo do compromisso com a vida digna e com a Criação de Deus.

Foto: Michael Martin


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br