Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Sínodo Rio Paraná realiza 23ª Assembleia Sinodal

Mais de 150 pessoas estiveram reunidas em Maracaju/MS nos dias 16 a 18 de agosto

18/08/2019

Assembleia Sinodal 2019 (53)
Assembleia Sinodal 2019 (96)
Assembleia Sinodal 2019 (114)
Assembleia Sinodal 2019 (14)
Assembleia Sinodal 2019 (115)
Assembleia Sinodal 2019 (4)
Assembleia Sinodal 2019 (15)
Assembleia Sinodal 2019 (16)
Assembleia Sinodal 2019 (100)
Assembleia Sinodal 2019 (25)
Assembleia Sinodal 2019 (21)
Assembleia Sinodal 2019 (43)
Assembleia Sinodal 2019 (45)
Assembleia Sinodal 2019 (78)
Assembleia Sinodal 2019 (103)
Assembleia Sinodal 2019 (119)
Assembleia Sinodal 2019 (28)
1 | 1
Ampliar

Entre os dias 16 e 18 de agosto o Sínodo Rio Paraná promoveu a 23ª Assembleia Sinodal. Mais de 150 participantes, entre membros das comunidades, delegados e delegadas, ministros e ministras e membros do Conselho Sinodal estiveram reunidos na Paróquia de Maracaju, localizada no estado do Mato Grosso do Sul.
O evento iniciou com culto realizado de forma conjunta pelos ministros e ministras presentes. A Pastora Presidente da IECLB, Sílvia Genz, que esteve presente nos três dias, trouxe a meditação a partir do texto bíblico de 2 Timóteo 2. 19: “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”. Ao logo dos três dias, foram oferecidos momentos de comunhão, formação, meditação, apresentação dos novos ministros e ministras que iniciaram as atividades no Sínodo, e votações de assuntos deliberativos.
O Pastor Doutor em Teologia e Professor da Faculdade Luterana de Teologia (FLT), Paulo Butzke, ministrou o Seminário de Formação a partir da temática bíblica sobre o Sacerdócio Geral, que chama a todos e todas a partir do batismo, para propagarem a Palavra de Deus. E fomentou momentos de reflexão, em pequenos grupos, sobre o tema fundamental para a edificação das comunidades.
A 23ª Assembleia também foi marcante por ser a primeira do Pastor Afonso Weimer após a eleição como Pastor Sinodal. Ele destaca que foi realizada uma caminhada conjunta para a realização do evento. “Na Assembleia, nós temos formação, assuntos deliberativos, meditação, louvor. Tudo isso faz parte de uma Assembleia Sinodal, que reúne as 30 paróquias do Sínodo Rio Paraná. Mais uma vez Deus nos guardou e nos abençoou nesta parte da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a nossa IECLB”.
A Pastora da comunidade de Maracaju, Janaina Schäfer Hasse, destaca que a semana foi muito intensa e de muitos encaminhamentos, mas também de muita alegria por parte da comunidade, em poder receber todo esse povo, que é o povo de Deus, das mais variadas comunidades do Sínodo. “A Assembleia faz uma conexão das distâncias geográficas tão grandes que temos dentro no nosso Sínodo. Para a comunidade, também foi o momento de conhecer como funciona uma Assembleia Sinodal. Os assuntos que são trazidos e também a temática do seminário de formação”, acredita. O pastor Robson Hasse, também Ministro em Maracaju, ressaltou a gratidão em sediar a reunião: “Bom é render graças ao Senhor! Esse é o sentimento que nós temos como comunidade ao receber a Assembleia, porque temos muitos motivos para agradecer ao Senhor por essa oportunidade. E que assim possamos seguir servindo ao Senhor com alegria”, enfatiza Hasse.
A Pastora Presidente, Sílvia Genz destacou que ficou impressionada com a estrutura da comunidade de Maracaju e com a alegria de todos e todas que participaram. “Eu desejo que o brilho dos olhos, de alegria por ser IECLB, por ser membro de uma Igreja e participar da comunidade, continue a brilhar em seus olhos. Eu desejo que Deus abençoe a cada pessoa, e continue iluminando o caminho de cada pessoa, para ser um testemunho vivo do Evangelho de Cristo por onde passar”.
No domingo a Assembleia terminou com um culto realizado pelos ministros e ministras do Núcleo Mato Grosso do Sul, e contou com a pregação de Paulo Butzke. Ainda foram instalados os candidatos e candidatas ao Ministério, que estão realizando o Período Prático de Habilitação ao Ministério nas Paróquias do Sínodo. E foi oferecido um almoço com especiarias da gastronomia típica sul-matogrossense.
Confira as fotos do evento pelo link: https://we.tl/t-dUzGZPASa7
 


Autor(a): Sara H. Espíndola Scheidt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio Paraná / Instância Nacional: Presidência
ID: 52901
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br