Região Missionária Luterana Nordeste e Belém


ID: 2629

Encontro de Ministros e Ministras e lideranças da RMLNB

Região Missionária Luterana Nordeste e Belém

20/09/2012

Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
Encontro RMLNB
1 | 1
Ampliar

Nos dias 20-23 de setembro de 2012 foi realizado o Encontro de Ministros e Ministras e lideranças da Região Missionária Luterana Nordeste e Belém. O encontro aconteceu na cidade de São Luís/MA, e foi organizado pelo grupo coordenador da RMLNB, P. Matias Francisco da Silva, Pa. Franciele Vanessa Sander e Miss. Samuel Treptow Coswig. Além de ministras e ministros e lideranças atuantes em Comunidades da Região, estiveram presentes também o P. Sinodal Joaninho Borchardt (Sínodo Espírito Santo a Belém), o P. Mauro Alberto Schwalm (Secretário de Missão da IECLB) e o Miss. Samuel Scheffler como facilitador da abordagem ao tema “aproximando corações na missão”, com enfoque na dimensão do trabalho em equipe.

No encontro houve oportunidade para vários impulsos de reflexão acerca da caminhada da IECLB no contexto da RMLNB, também no sentido de planejar passos a serem dados. O P. Sinodal Joaninho compartilhou um breve relato acerca da Assembleia do Sínodo Espírito Santo a Belém e coordenou a abordagem de temas relacionados com as Paróquias de Salvador/BA, Fortaleza/CE e Recife/PE. A Paróquia de Salvador já definiu o nome do ministro que passará a atuar em seu contexto, a Paróquia de Fortaleza está em vacância no momento e a Paróquia de Recife está procurando consolidar um projeto. De parte da Secretaria de Missão foi possível compartilhar várias informações acerca de temas atualmente candentes na IECLB, sobretudo com vistas ao Concílio deste ano. Um destes temas está relacionado com o PAMI e sua proposta de Planejamento Estratégico Comunitário. Conectando isso com a atividade missionária da IECLB, relembrou-se a importância de pensar o exercício da missão e os projetos a ela vinculados orientados por objetivos e propósitos, entre eles o da sustentabilidade.

Em sua participação o Missionário Samuel foi além da exposição teórica e envolveu as pessoas participantes em atividades de jogos cooperativos, provocando uma abordagem também na prática a respeito de papéis, funções e possibilidades do trabalho em equipe. Nestes exercícios ficou flagrante a relevância da boa comunicação e do planejamento de ações para a resolução de problemas e consecução de objetivos. No sábado ainda integrou o programa uma visita guiada pela cidade de São Luís bem como uma apresentação por parte de crianças e jovens que recebem na Comunidade a possibilidade de crescerem para dentro da música. A Pa. Franciele e seu esposo, Christoph, que é músico, têm-se dedicado significativamente nesta área!

O encontro culminou com uma proposta de elaboração de projetos tendo em vista a continuidade da caminhada da RMLNB, de maneira especial no que respeita às atividades de coordenação. No contexto do encontro o Diac. Davi Haese (Gravatá/PE) foi indicado para compor o grupo coordenador, que estava com uma vacância com a saída do P. Marcos Rodrigues. Sua instalação ocorreu na celebração final do encontro, no domingo pela manhã.

Relembrando passos na caminhada, menciono ainda que o Concílio de Panambi, no ano de 2006, aprovou a criação da Área Missionária Nordeste, formada por Paróquias da IECLB no Nordeste e a Paróquia de Belém. Trata-se de Paróquias que integram, geograficamente, as áreas dos Sínodos Brasil Central e Espírito Santo a Belém. No III Encontro de ministros/as e lideranças da Área em 2009 (em Fortaleza/CE), com a participação de representantes de todas as Paróquias, propôs-se a alteração do nome para Região Missionária Luterana Nordeste e Belém – RMLNB, o que foi acolhido e identifica o trabalho missionário naquela região.

O encontro foi amorosamente acolhido e amparado por muitas mãos e corações de membros e pessoas envolvidas com o trabalho da Comunidade de São Luís, sob a coordenação local da Pa. Franciele. Foi um encontro agradável e motivador! A todas as pessoas envolvidas na organização expressamos renovadamente nosso muito obrigado! A todos e todas participantes, desejamos que possam sentir-se integrados/as nesta grande “equipe” que somos em horizonte nacional. Que Deus continue abençoando o trabalho inspirado em sua palavra e voltado para a edificação de comunidades da IECLB nos diferentes contextos da RMLNB!

Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br