Região Missionária Luterana Nordeste e Belém


ID: 2629

Nono Encontro da Região Missionária Luterana Nordeste e Belém

10/05/2011




Liturgias desafiam a criatividade, a tradição e os novos contextos onde a presença de Cristo dialoga com as pessoas em geral e, em especial, com novos e novas luteranas no nordeste e na Amazônia. A partilha de práticas litúrgicas juntou ministros e ministras da Região Missionária Nordeste a Belém, os pastores sinodais do Espírito Santo a Belém e Brasil Central e representante da Secretaria de Ação Comunitária da IECLB, no estado do Pará, em sua capital, nos dias 29 de abril a 1 de maio, na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Belém.

Dia 28 de abril, o Grupo Iacá da Peclb acolheu o grupo com a experiência de um “ensaio aberto de música e dança”, oferecendo algumas idéias sobre a relação corpo e liturgia. Foi um momento informal singelo, com beleza e de integração dos/as adolescentes e jovens da paróquia com os/as ministros que já haviam chegado para o encontro...

A discussão sobre práticas litúrgicas foi introduzida a partir de uma memória sobre os modelos de liturgia aprovados em Concílios da Ieclb, a partir do Livro de Culto e também de outras perspectivas apresentadas no decorrer da discussão, moderada pelo P. Mauro Batista. Duas práticas litúrgicas foram apresentadas. A Paróquia de Belém acentuou a experiência das mulheres na construção de liturgias e sua relação com o sacerdócio universal de todos/as os/as crentes, a construção artística na liturgia realizada de forma planejada e participativa, trazendo aprofundamento do estudo bíblico, e a experiência do culto das palavras partilhadas, em que a prédica possibilita intervenções, corpo e intuição no processo de estudo e conversa a partir do texto bíblico pregado. A Área Missionária Luterana do Sertão Nordestino Zero apresentou a experiência litúrgica a partir de uma estrutura que valoriza e destaca o momento do louvor com hinos e cânticos, as orações, as leituras, confissão, imposição de mãos e chamado à conversão. Símbolos e vestes litúrgicas são entendidos como instrumentos que não aproximam o Cristo da pessoa.



O debate aberto revelou de forma mais transparente, que em momentos anteriores, as diferenças, a diversidade e as distintas perspectivas e convicções teológicas sobre liturgia entre nós. Também mostrou existir experiências onde o rosto de Cristo circula entre outros rostos também divinos, como na cooperação interreligiosa. Outras formas de manifestação do mesmo Cristo em sua face interconfessional, como na comunhão ecumênica, foi percebida no encontro com parceiros de igrejas e religioes ocorrido na noite dos caldos.

Com música, amigos e amigas ecumênicas e interreligiosas da Paróquia Luterana, a região missionária partilhou de um pouco de festa, de conversas e encontros, experimentando dois caldos gostosos preparados pela comunidade, de caranguejo e ervilha.

Deus nos uniu em culto no domingo. Música, corpos, reflexão de palavras partilhadas, Sua ceia, Sua cruz e luz, a menina dançando balé no centro da capela, o tema do ano da Ieclb inculturou-se entre nós. Oramos, louvamos e mais uma vez Deus proclama que somos irmãos e irmãs nas diferenças e discordâncias, nas alegrias e também nos momentos de cruz.

Ao final avaliamos nosso encontro. Avaliações não apenas dizem o bom ou o ruim, o positivo ou o negativo, mas dizem verdades, medos, intolerâncias, desejos, lágrimas. Dizem que o sono foi tranqüilo, que a comida estava saborosa e que a comunidade é diferente. E nós, da região missionária Luterana Nordeste e Belém dissemos que há mais teologia e sentimento a partilhar, com transparência, sem intolerância.


Pa. Cibele - Belém/ Pará
 

Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br